Marcelo Branquinho, CEO da TI Safe, expôs a descoberta em vídeo. Foto: Divulgação
A TI Safe Segurança Cibernética Industrial, empresa carioca especializada em segurança de infraestruturas críticas, descobriu uma exposição de dados de empresários no site Comprasnet, portal de compras do governo federal.
A descoberta foi através da exposição das suas próprios informações, pois a companhia participa de uma disputa para ser fornecedora do governo.
No site, que pode ser acessado por qualquer pessoa, basta entrar na área direcionada a pregões abertos para lances e digitar o código e o número de um pregão eletrônico para ter acesso a uma página com as empresas concorrentes.
Nela, estão expostos documentos dessas companhias. É possível, inclusive, baixar o contrato social, que contém dados do negócio e dos sócios, entre eles nome completo, endereço, CPF e RG, além de cópias digitais das CNHs.
“É um enorme absurdo, eu me sinto lesado como empresário e tenho certeza que todos os outros também. Eu pergunto, onde fica a LGPD nisso tudo? A lei está sendo absolutamente desrespeitada pelo governo no Comprasnet”, reclama Marcelo Branquinho, CEO da TI Safe, em um vídeo publicado pelo CISO Advisor.