Cacau Show: gestão delícia com SAP. Foto: divulgação

A Cacau Show, rede de franquias de chocolates com fábricas em Itapevi, Campos do Jordão, São Paulo e Curitiba, além de mais de 1,3 mil lojas em todo país, implantou um pacote SAP com ERP ECC, CRM, GRC e módulos para emissão e recebimento de NF-e.

A implantação foi realizada pela FH Consulting, de Curitiba.

O CIO da Cacau Show, Jorge Devitte, lembra que a companhia vinha enfrentando desafios em razão do crescimento.

Pudera: a marca iniciou pela venda de chocolates em um fusca, em 1988, em 2013 faz 25 anos de mercado com produção de mais de 12 mil toneladas por ano e, embora não abra faturamento, sabe-se que o ganho médio mensal por franquia da rede gira em torno de R$ 60 mil, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

“Nossos processos e controles se tornaram mais complexos. Precisávamos de uma plataforma que suprisse essas necessidades e fosse robusta o suficiente para suportar o crescimento futuro”, explica Devitte.

Para o gestor, o destaque do projeto é o SAP CRM Webchannel, que hoje centraliza o contato com os franqueados da empresa, permitindo que insiram pedidos de venda e controlem toda a parte de pagamentos via portal.

O módulo permite verificar dados como histórico do cliente, status de mercadoria e prazo de entrega, entre outros.

“Pelo portal, o franqueado consegue comprar o produto e acompanhar todo o ciclo de gestão, desde sua localização na prateleira até o tempo de entrega. Hoje enxergamos cada cliente individualmente, independente de ele ter mais de uma franquia, e estabelecer políticas diferenciadas para cada um”, ressalta Devitte.

A Cacau Show já havia fechado com a FH um projeto de AIM - Application Incident Management, integrante do AMS Suite, voltado ao gerenciamento de aplicações SAP, no ano passado.

Agora, estão em vista a agregação de novas funcionalidades e ampliação da integração com os equipamentos industriais da companhia, segundo o gestor.