ATB Financial e o ReiseBank realizaram o primeiro pagamento internacional com blockchain. Foto: Pexels.

A ATB Financial, do Canadá, e o ReiseBank, da Alemanha, realizaram o primeiro pagamento internacional utilizando a tecnologia blockchain. 

A transação foi realizada usando uma rede com SAP HANA Cloud Platform, SAP Payment Engine e soluções de blockchain da fintech Ripple. 

Com a tecnlogia, a ATB transferiu CA$ 1.000 para o Reisebank. Para o processo, a SAP também forneceu uma interface de usuário móvel para fins de demonstração.

No processo habitual o pagamento demoraria entre dois e seis dias úteis, devido burocracias como a necessidade de concordância entre as entidades emissora e receptora e a conciliação de contas. Com o novo método, o pagamento foi realizado em 20 segundos.

SAP e Ripple trabalharam com uma equipe da ATB Financial no desenho e construção, em nove dias, de um protótipo para prova de conceito. 

O protótipo interliga o SAP Hana Cloud Platform e a aplicação SAP Payment Engine, que centraliza o processamento de pagamento numa solução com a rede da Ripple. 

Blockchain é um sistema de registros que se tornou famoso por ser a tecnologia que garante a segurança das operações realizadas por bitcoins. Além de criptomoedas, a tecnologia possibilita novos modelos de negócios e a quebra de paradigmas de arquitetura de sistemas.

Um blockchain é um banco de dados distribuído, no qual novos registros de transação estão linkados entre si por marcadores de tempo compartilhados. Cada bloco, acessível por todos os participantes, contém o registro de uma série de transações.