VENDAS

Euro Colchões atende via WhatsApp com Zenvia

22/07/2021 10:35

A empresa gaúcha e o hub de tecnologia Zero Treze criaram a solução em um mês e meio.

Fundada em 2005, a Euro Colchões conta com 58 lojas na região Sudeste. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Euro Colchões, fabricante e varejista com atuação no Sudeste do país, adotou a solução da Zenvia, companhia gaúcha de plataforma de comunicação e serviços móveis, para atender seus clientes via WhatsApp.

Até janeiro deste ano, a empresa tinha como canais de contato apenas os endereços e telefones das lojas no site, mas entendeu que os consumidores estavam procurando por um apoio especializado antes da compra.

“Já oferecíamos a compra on-line, mas notamos que as pessoas que buscavam pela Euro Colchões não queriam apenas escolher o produto e esperar chegar em casa. Elas queriam entender se o que estavam imaginando era, de fato, a melhor escolha”, conta Ariane Vasques, gerente de marketing da Euro Colchões.

Neste momento, a companhia decidiu buscar por um parceiro de negócios que pudesse combinar o atendimento digital ao conhecimento dos vendedores e, depois de buscas no mercado, a escolhida foi a Zenvia. 

Através do seu programa de parceiros, a Zenvia se uniu ao hub de tecnologia Zero Treze para o projeto e, juntas, as empresas criaram uma solução chamada Fale com o Especialista em um mês e meio.

Ao invés de entrar no site da Euro Colchões e procurar o contato da loja mais próxima para ligar e tirar as dúvidas, agora basta o cliente clicar em Fale com o Especialista para ser direcionado à conversa com o vendedor da loja mais próxima.

Para isso, há uma API de WhatsApp da Zenvia integrada ao sistema da Euro Colchões com 58 atendentes que, antes de entrarem na conversa, já recebem o nome, o e-mail e o motivo do contato do cliente.

O atendimento acontece das 10h às 22h, horário de funcionamento das lojas, e seus profissionais foram treinados para que a espera seja de até cinco minutos. 

Desde a implantação do projeto, a empresa conseguiu chegar à média de 400 a 500 atendimentos por mês.

“Até mesmo lojas franqueadas que não quiseram adotar o atendimento no começo mudaram de ideia em poucos dias, ao perceber o quanto a nova forma de se comunicar tornava o contato com o cliente ainda mais próximo, com impacto direto na fidelidade e nas vendas”, destaca Vasques.

Até o fim de 2021, a Euro Colchões deve ter mais oito lojas e oito atendentes no Zenvia Chat, com a API do WhatsApp. Para 2022, está prevista a abertura de uma nova fábrica da companhia.

Fundada em 2005, a Euro Colchões tem exclusividade de fabricação e comercialização com os colchões Kingsdown e com a Unifi, fabricante de fios reciclados, e desenvolveu a linha Ecomind. A fábrica da empresa está localizada em Três Rios, no Rio de Janeiro.

Além dos colchões, a companhia tem uma gama de produtos que inclui boxes, travesseiros, protetores de colchões, cabeceiras, painéis e poltronas. No varejo, possui 58 lojas com mais de 200 vendedores nos quatro estados da região Sudeste do Brasil.

Com 17 anos de atuação, a Zenvia possui soluções de comunicação em canais como WhatsApp, SMS e voz integradas e automatizadas com os processos e sistemas de gestão das empresas. Ela atende a mais de 9 mil clientes de todos os portes e segmentos na América Latina.

Veja também

ROBÔ
Kimberly-Clark: chatbot com Cosmobots

O KIM funciona através do WhatsApp e reduziu o tempo de resposta de problemas operacionais.

LOGTECH
Cobli recebe aporte de US$ 35 milhões

Rodada série B foi liderada pelo SoftBank, com participação de outros quatro fundos.

LEI
Hacker altera processos judiciais

Foram pelo menos oito invasões diferentes, com alterações em contas bancárias em dois casos.

INOVAÇÃO
Vivo procura startups com soluções antifraude

Desafio com a Wayra Brasil tem inscrições abertas até 11 de julho.

INOVAÇÃO
DBServer desenvolve app de saúde mental

Projeto para healthtech faz parte do DBPAR, um fundo de participações da empresa.

IA
Unicred cria assistentes virtuais com Ubots

Mais de 400 mil atendimentos já foram realizados com o Edu e a Duda.