PUC-PR agora tem incubadora. Foto: divulgação.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) anunciou o lançamento de sua incubadora tecnológica, e já está com inscrições abertas para empresas candidatas.

O objetivo da Incubadura da PUC-PR (nome dado para o empreendimento) é converter os projetos de alunos e professores da Universidade, além de projetos da comunidade externa, em empresas.

O modelo de funcionamento da incubadora teve inspiração em exemplos de sucesso no Vale do Silício e a Research Triangle, sediada na Carolina do Norte, no Estados Unidos.

Os interessados em candidatar o seu projeto devem acessar o edital, disponível no site da PUC-PR e cumprir as etapas do processo de inscrição e seleção. A expectativa é que na primeira etapa sejam selecionados até 10 projetos, de equipes com até 4 integrantes.

Os projetos selecionados devem participar da fase de pré-incubação. Após este período, os projetos que apresentarem viabilidade e potencial de inovação, poderão se converter em empresas e continuar o processo de incubação na Incubadora Tecnológica da PUCPR.

No plano da incubadora, estão previstos serviços de mentoria para a elaboração do protótipo, plano e modelagem do negócio, coaching empreendedor e conexão com investidores e recursos de capital.

A coordenação da unidade ficará nas mãos de José Pugas, gerente dos parques tecnológicos e incubadoras da PUC-PR e Diretor de Inovação da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Com mais de 10 anos de experiência em aceleração de negócios e consultoria no poder público e iniciativa privada, Pugas tem passagens como consultor em empresas como Ernst & Young.