O Coonect busca startups para iniciarem projetos-piloto em empresas do setor financeiro. Foto: Flickr/culturadered.

Uma parceria da instituição financeira Banricoop com a consultoria de inovação Innoscience vai oferecer a startups que apresentem soluções focadas no segmento financeiro a chance de se tornarem parceiras ou fornecedoras no setor. 

O programa Coonect busca conexões que possam resultar na oferta de produtos e serviços aos clientes da instituição financeira ou que convertam as startups em fornecedores da própria instituição.

A atuação no Coonect não está na aquisição de participação acionária da startup, mas no apoio para que as empresas comecem a rodar projetos-piloto em empresas do setor financeiro.

A statups poderão ter oportunidades de fechar negócios com duas possíveis finalidades: parcerias, com oferta de serviços ou produtos conjuntamente, ou fornecedoras.

“O Coonect é a chance para que a startup dê um próximo passo e se conecte a uma instituição financeira, tornando-se sua parceira ou fornecedora”, afirma Miriam Cechin da Silva, gerente geral da Banricoop.

Podem participar do programa fintechs, startups de marketing digital e outras que tenham aderência aos desafios de negócios propostos e que já tenham um produto mínimo viável estruturado e, preferencialmente, testado. 

Os desafios de negócio são: cobrança, seguros, ferramentas comerciais, canais de comunicação, operações e benefícios. 

O Coonect está estruturado em 5 fases: screening (inscrições voluntárias e convites a startups), filtro (seleção das startups a serem apresentadas para a diretoria e conselho de administração), Coonect Day (fase de pitchs remotos ou presenciais), Conexão (aprofundamento da relação para identificar potencial de realização de um projeto piloto) e Piloto (fase de execução e avaliação de resultados).

As inscrições para o programa estão abertas no site do Coonect

A Banricoop tem 70 anos de atuação no segmento de crédito nos estados da região Sul. A instituição financeira cooperativa oferece produtos, serviços e educação financeira para mais de 8 mil cooperados.