Baguete
InícioNotícias> Zenvia: plataforma para SMS da Vivo

Tamanho da fonte:-A+A

PARCERIA

Zenvia: plataforma para SMS da Vivo

Maurício Renner
// segunda, 22/08/2016 13:45

A Zenvia, focada em serviços de mobilidade, fechou um acordo com a Vivo para ser a plataforma de tecnologia do Vivo Multitorpedo, serviço de envio de SMS e e-mails da operadora focada em pequenas e médias empresas.

Rafael Barin.

O lançamento oferece quantidades mensais de envios, começando em 1 mil mensais por R$ 100 e chegando a 20 mil mensais por R$ 1,6 mil, com dois estágios intermediários.

"Com esta solução, disponibilizamos uma forma segura e confiável de comunicação entre companhias e prestadores de serviços junto a seus clientes, gerando mais instantaneidade, praticidade e interação", afirma Rafael Barin, gerente de negócios da Zenvia.

O serviço é multioperadora, ou seja, possibilita o disparo de mensagens para todas as operadoras de telefonia móvel do Brasil, e inclui funcionalidades de gestão da base de contatos. 

Outros diferenciais são relatórios por campanha, por DDD, possibilidade de cadastrar múltiplos usuários, alerta por SMS de confirmação de envio e um filtro para evitar o disparo de mensagens ofensivas ou indevidas.

“O serviço visa gerar alternativas para a diminuição do uso do SMS pirata, prática utilizada no mercado, mas que não é homologada pelas operadoras”, diz o executivo da Zenvia.

O SMS pirata, na qual as mensagens são enviadas sem maiores preocupações ou acordos com operadoras pelas chamadas “chipeiras”,  é um grande problema para empresas como a Zenvia. 

De acordo com uma pesquisa feita em 2014 pela Opinion Box, a pedido do Mobile Time, revelou que 91% dos internautas brasileiros já receberam em seus celulares mensagens de texto (SMS) não solicitadas com propaganda. 

Dos entrevistados, 42,2% disseram detestar esse recebimento, enquanto 34,7% não gostam, o que acaba “queimando” o SMS como um meio de comunicação legítimo, e trancando os negócios de empresas como a Zenvia, que seguem regras como oferecer a opção de cancelamento em todas as mensagens.

A Zenvia possui uma carteira de aproximadamente 5 mil clientes, com volumes superiores a 300 milhões de SMS por mês, o que dá uma média de 60 mil mensagens por cliente por mês. A lista de clientes inclui Centauro, Amil e Decolar.com.

A companhia já tentou entrar no mercado de volume sozinha em 2013, com uma oferta com custos bem maiores que a atual. Na época, o pacote com 1 mil mensagens saia por R$ 180, 80% mais caro do que o pacote oferecido em acordo com a Vivo.

Na época, a Zenvia divulgou que esperava que as vendas para pequenas empresas significassem um aumento do faturamento em cerca de 50% em 2014.

De qualquer forma, a empresa vem crescendo até mais rápido do que isso. No ano passado. o faturamento foi de R$ 270 milhões, um aumento de 75% em relação a 2014. 

Para este ano, a meta é 30%, o que significaria receitas de R$ 351 milhões.

Em 2015, a empresa divulgou planos de abrir capital até 2020. No ano anterior, a companhia recebeu um aporte de R$ 71 milhões dividido meio a meio entre o BNDESPar e o fundo de investimentos DLM.

Maurício Renner