Roberto de Carvalho, presidente da Dynatrace no Brasil. Foto: Divulgação.

O Grupo Profarma acaba de adotar a solução de monitoramento (Digital Performance Monitoring) da Dynatrace. A implementação da ferramenta permite aprimorar o funcionamento do sistema usado para gerenciar os processos em nuvem.

“No começo, queríamos entender como seriam feitas as interligações com os nossos ambientes e servidores, uma vez que esse tipo de serviço era realizado de forma manual. Nossa preocupação sempre foi a satisfação do cliente nesses ambientes. Com a solução de DPM, conseguimos identificar em pouco mais de uma semana algumas situações de atrasos no tempo das consultas na plataforma, o que poderia gerar insatisfação do usuário durante o acesso ao portal”, avalia Eduardo Oliveira, Gerente de TI do Grupo Profarma.

A tecnologia possui dashboards em que é possível acompanhar os acontecimentos em cada camada de transação, identificar as causas que geram demora nas respostas, localizar exceções que podem atrapalhar o funcionamento das aplicações e monitorar o desempenho de todo o sistema. 

“A boa performance da plataforma garante mais produtividade entre os nossos colaboradores na aplicação dos processos. Antes, o departamento de TI era responsabilizado por todos os problemas. Com a ferramenta da Dynatrace, é possível identificar todas as falhas com exatidão, como uma imagem com uma resolução maior do que a ideal para aquela página”, informa Oliveira.

De acordo com Roberto de Carvalho, presidente da Dynatrace no Brasil, estudos de mercado apontam que o monitoramento digital de aplicações é uma prática extremamente importante, mas apenas 30% das empresas mundiais investem nessa solução. 

“Vivemos em uma época em que a lentidão ou falha em um serviço na web pode trazer sérias consequências para uma organização”, completa.

O Grupo Profarma tem atuação nos segmentos de distribuição, especialidades e varejo na área de saúde.

A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos, core business da companhia, conta com 11 centros de distribuição e mais de 10 mil itens no mix de produtos. Com 12 mil entregas por dia, a companhia abastece a 35 mil farmácias por mês.

Enquanto isso, a divisão Especialidades é composta pela Profarma Specialty. A unidade oferece mais de 1,3 mil itens em oncologia, reumatologia, neurologia, endocrinologia, dermatologia, ginecologia, além de vacinas e produtos hospitalares.

Já a divisão Varejo é composta pelas redes Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário. O grupo soma mais de 280 lojas e 5,3 mil colaboradores.