UniSociesc usa solução da Exceda. Foto: divulgação.

A UniSociesc, instituição educacional e tecnológica com mais de 50 anos em Santa Catarina, firmou um acordo com a Exceda para o fornecimento de soluções de distribuição e aceleração de conteúdo online.

Com o contrato firmado no final de 2013, um investimento de R$ 25 mil ao ano, o objetivo da instituição foi melhorar sua atuação, que é totalmente baseada em ambiente online. O projeto tecnológico implementado tinha a missão de erradicar a latência das transmissões e disponibilizar sem perdas o conteúdo da plataforma de tutoria virtual.

Para suprir essa demanda, foram adotadas as soluções HD Network e Dinamic Site Delivery (DSD) que, juntas, fazem a transmissão regular e contínua  das videoaulas on demand e ao vivo para todo o Brasil.

A velocidade na entrega de conteúdo e aumento de disponibilidade do site foi possível pelo uso da rede Akamai, empresa representada pela Exceda no Brasil, e que conta com mais de 150 mil servidores conectados em rede em todo o mundo.

Segundo Denise Elisabeth Himpel, Gerente de Educação a Distância na UniSociesc, o uso da rede Akamai garantee a rápida entrega do conteúdo por meio do servidor mais próximo ao usuário.

“Além de a tecnologia estar atendendo aos objetivos a que se propôs, a Exceda tem nos fornecido um ótimo atendimento de pós-venda, com suporte às adaptações que surgem no processo”, completa Himpel.

De acordo com a instituição, em oito meses, a instituição reduziu significativamente o número de chamados em relação ao desempenho de sua plataforma.

“Diante das diversas realidades de desempenho online a que estamos sujeitos no país, temos que estar estruturados para garantir o acesso às aulas. Após a implantação das soluções, constatamos a significativa redução de chamados em relação ao desempenho do portal por meio dos registros de ouvidoria e outras ferramentas. Isso traduz a melhoria no acesso às nossas informações e a satisfação de nossos usuários”, finaliza Himpel.

A rede UniSociesc tem atuação no ensino fundamental e médio, técnico, fundamental e médio bilíngue, técnico, graduação, extensão e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

A instituição possui sete campi, em Joinville, Blumenau, São Bento do Sul, Balneário Camboriú e Florianópolis, em Santa Catarina, e Curitiba no Paraná. Além disso, desenvolve atividades em mais três unidades de ensino, no condomínio empresarial Perini Business Park em Joinville, em Itajaí e em São José.