Tim Cook, após o último lançamento da Apple. Foto: Divulgação - Apple.

O iOS 11 tem uma falha que impede ou dificulta o envio de e-mails para contas baseadas no Outlook.com, Office 365 e Exchange 2016  através do app de correio eletrônico nativo da última versão do sistema operacional para smartphones da Apple.

De acordo com o site Inquirer, o bug foi encontrado e relatado por usuários beta (a própria publicação foi um deles) mas não foi solucionado até o lançamento.

A Apple reconheceu o problema em um post feito em seu blog na terça-feira, 19. Até agora, não foi encontrada uma solução.

O upgrade para o iOS 11 não é obrigatório, mas as novas versões do iPhone 8 e 8 Plus sendo lançadas nesta sexta-feira, 22, já virão com o software pré-instalado.

Uma falha com as aplicações de e-mail da Microsoft, líderes no meio corporativo, ressalta das dificuldades que a Apple enfrenta para entrar nessa área.

No ano fiscal 2016, a empresa divulgou ter uma receita de US$ 25 bilhões no segmento corporativo. É muito dinheiro, mas apenas 11% do total.

A Apple vem investindo forte nos clientes empresariais, tentando levar para as empresas o apelo que tem junto aos consumidores pessoa física.

Nos últimos anos, grandes empresas de consultoria como Deloitte e Accenture criaram suas "práticas" para vender tecnologia da Apple, e a empresa fechou acordos com gigantes de tecnologia corporativa como IBM, Cisco e SAP focadas em integração de produtos.

Mas como sabe qualquer gerente de TI, se os e-mails não funcionam, fica difícil falar de outra coisa.