Imagem fornece novo GIS para Saned, em Diadema. Foto: divulgação.

A Companhia de Saneamento de Diadema (Saned) implantou com a Imagem, fornecedora de sistemas de Informações Geográficas (GIS), um projeto de geotecnologia com para aperfeiçoar o gerenciamento da rede hidráulica e o atendimento à população.

O investimento total foi de R$ 690 mil, em uma solução para atualizar o cadastro técnico, com informações para colaboradores, facilitando avaliação de obras e resolução de ocorrências, assim como otimizar o planejamento das atividades das equipes técnicas pela cidade.

Segundo a Saned, para os clientes, o novo sistema auxilia no acesso às informações sobre o abastecimento de água na região onde moram.

Conforme a empresa, o detalhamento trouxe precisão para identificar o impacto das obras sobre os serviços de abastecimento e coleta de esgoto

Para Adriana Xavier, coordenadora de Informática da SANED, a utilização de informações geográficas foi a melhor alternativa para atingir os objetivos traçados.

"Anteriormente tínhamos apenas um cadastro técnico baseado em Desenho Auxiliado por Computador (CAD) e a análise dos dados era bastante limitada para a nossa equipe técnica", afirma Adriana.

A Imagem auxiliou na modelagem das novas regras de negócio da SANED e na implementação dos softwares. A empresa também atualizou o Mapeamento Urbano Básico (MUB), além dos mapear a rede de distribuição de água e coleta de esgoto.

"Esse conteúdo geográfico é a base de sustentação para todos os processos e regras de negócio destinados à operação do sistema de saneamento do município", informa Bruno Galli, gerente de Negócios da Imagem.

O Sistema de Informações Geográficas também possibilitou a criação de mapas temáticos, por meio dos quais é possível visualizar onde há mais casos de vazamento de água ou regiões mais críticas para abastecimento de água.

Ou seja, todo o projeto gerou aumento de eficiência operacional para a SANED, uma vez que a geração de rotas das redes de água e esgoto foi otimizada, os dados técnicos e comerciais foram atualizados em intervalo menor de tempo e  os custos foram reduzidos significativamente.
 
IMAGEM
Fundada em 1986 em São José dos Campos, a Imagem ocupa 25% do mercado nacional de Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

Os produtos e serviços da Imagem são utilizados por centenas de empresas, públicas e privadas, de setores como governo (municipal, estadual, federal), meio ambiente, mineração, óleo e gás, agrobusiness, transportes, telecomunicações, segurança pública e defesa.

Também focada na área de Utilities, oferece soluções para energia e saneamento. Em 2011, a companhia obteve faturamento de R$ 72 milhões.