A brasileira Aliança foi adquira pela Hamburg Süd em 1998. Foto: Divulgação.

A Aliança Navegação e Logística adotou a solução ECF Web da Synchro, empresa de softwares tributários. O objetivo do projeto foi evitar erros no preenchimento da declaração e atender a entrega da ECF (Escrituração Contábil Fiscal), que substitui a antiga DIPJ (Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica).

Com o sistema, a companhia automatizou o processo de apuração, a fim de atender a obrigação fiscal, que teve o prazo de entrega prorrogado de julho para setembro de 2015.

A nova obrigatoriedade exige das empresas precisão na entrega dos dados, pois a ECF será uma maneira da Receita receber os dados das apurações do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e das demais informações econômicas das empresas. 

Com as últimas alterações nas obrigações acessórias nas esferas municipal, estadual e federal, a Aliança Navegação e Logística decidiu eliminar o processo manual, que era feito por meio de planilhas eletrônicas e de outros sistemas corporativos. 

"A adoção de softwares tributários foi a saída mais adequada, pois são mais ágeis na aplicação de alterações da legislação. Sendo a ECF uma obrigação nova, antes utilizávamos um método próprio para a antiga DIPJ (Declaração do Impostos de Renda Pessoa Jurídica), atendendo as necessidades básicas da obrigação de forma limitada", explica Marcelo Viola, responsável pela área de tributos diretos da Aliança.

O trabalho com a Synchro está em fase final de implantação.

"Ao final do ciclo de obrigações fiscais eletrônicas, teremos uma qualidade e integridade das informações, por utilizarmos apenas uma ferramenta de recepção de dados. Como consequência, teremos a integridade e cruzamento dos dados para a geração das obrigações acessórias ao fisco", completa Viola.

A brasileira Aliança foi adquira pelo Grupo Oetker, proprietária da empresa de navegação Hamburg Süd, em 1998, e ampliou sua atuação incluindo novas escalas ligando o Golfo do México, Europa, América Central, Caribe, Ásia e Brasil.

A empresa de transporte conta hoje com 1.225 funcionários e faturou € 1,1 bilhão no ano passado.

Com mais de 20 anos de atuação, a Synchro atende a mais de 400 grupos econômicos, 14 mil usuários e 44 mil estabelecimentos. A companhia presta serviços para empresas como C&A, Dell, Dow, Embratel, Honda, HP, McDonalds, Philips, Saraiva, Tilibra, Unilever, Vale e outras. 

Para isso, a companhia conta com cerca de 400 colaboradores e conta com um portfólio de soluções de inteligência tributária que inclui cálculo automático de tributos, classificação fiscal de mercadorias, além de produtos que atendem o projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).