A brasileira Aliança foi adquira pela Hamburg Süd em 1998. Foto: Divulgação.
A Aliança Navegação e Logística adotou a solução ECF Web da Synchro, empresa de softwares tributários. O objetivo do projeto foi evitar erros no preenchimento da declaração e atender a entrega da ECF (Escrituração Contábil Fiscal), que substitui a antiga DIPJ (Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica).
Com o sistema, a companhia automatizou o processo de apuração, a fim de atender a obrigação fiscal, que teve o prazo de entrega prorrogado de julho para setembro de 2015.
A nova obrigatoriedade exige das empresas precisão na entrega dos dados, pois a ECF será uma maneira da Receita receber os dados das apurações do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e das demais informações econômicas das empresas.
Com as últimas alterações nas obrigações acessórias nas esferas municipal, estadual e federal, a Aliança Navegação e Logística decidiu eliminar o processo manual, que era feito por meio de planilhas eletrônicas e de outros sistemas corporativos.
"A adoção de softwares tributários foi a saída mais adequada, pois são mais ágeis na aplicação de alterações da legislação. Sendo a ECF uma obrigação nova, antes utilizávamos um método próprio para a antiga DIPJ (Declaração do Impostos de Renda Pessoa Jurídica), atendendo as necessidades básicas da obrigação de forma limitada", explica Marcelo Viola, responsável pela área de tributos diretos da Aliança.
O trabalho com a Synchro está em fase final de implantação.