Dualtec implementa nuvem OpenStack com tecnologia Red Hat. Foto: divulgação.

A Dualtec Cloud Builders, empresa pertencente ao grupo UOLDiveo, usará soluções de infraestrutura como serviço (IaaS) da Red Hat para escalar seu ambiente de nuvem e expandir suas ofertas.

Com a plataforma Red Hat Enterprise Linux OpenStack, a empresa desenvolveu a primeira nuvem pública do país baseada em OpenStack, levando cerca de 45 dias para concluir o projeto, da arquitetura até a implementação do ambiente.

Segundo destacou a Dualtec em nota, a nova infraestrutura permite agora que a empresa ofereça serviços em nuvem que podem suportar até mesmo as aplicações mais exigentes, tais como e-commerce, mídias sociais, mobile, Software-as-a-Service (SaaS), Plataform-as-a-Service (PaaS) e big data.

Além disso, para o CEO da empresa, Lauro de Lauro, o novo ambiente possibilitará o rápido escalonamento e provisionamento de ambientes computacionais, sem necessariamente aumentar sua equipe de especialistas em tecnologia. De acordo com a Dualtec, a nova infraestrutura melhorou a eficiência operacional da companhia em 35%.

"Foi uma escolha natural para nós a parceria com a Red Hat para trazer a primeira implantação OpenStack do Brasil para o mercado. A Red Hat é o melhor fornecedor de software de fonte aberta de nível empresarial, e tem uma presença significativa no Brasil", afirmou Lauro de Lauro, CEO da Dualtec.

Focada em pequenas e médias empresas, a Dualtec é uma das pioneiras em computação em nuvem no Brasil, contando com cerca de 11 mil clientes.