A Gás Natural Fenosa adotou uma solução de BI . Foto: Divulgação.

A Gás Natural Fenosa, distribuidora de gás, criou uma solução de BI utilizando banco de dados fornecido pela Oracle e o QlikView no frontend.

Como a companhia já possuía licenças Oracle e hardware virtualizado (VMware), investiu apenas na aquisição de licenças da Qlik e na contratação de serviços para desenvolvimento dos dashboards e alterações nos sistemas locais. O valor total do investimento ficou em torno de R$ 700 mil. 

A Gás Natural Fenosa trabalhou então com as diversas áreas de negócio da empresa em busca da criação dos dashboards de controles unificados. Também foram feitas alterações de processo para passar a suportar e controlar operações que eram realizadas por planilhas. 

A companhia é responsável pela distribuição de gás para clientes residenciais e industriais no Rio de Janeiro. Como o serviço é regulamentado pelo governo, foi solicitado à empresa o envio mensal de um demonstrativo de cumprimento dos prazos de atendimento para determinados serviços, como solicitação de gás, segunda via de conta, atendimentos de urgência, etc. 

Todas as informações necessárias para montar o relatório se encontravam em sistemas diferentes e, em alguns casos, eram controladas através de planilhas em Excel ou em base de dados Access. 

Além de criarem os relatórios para o órgão regulador, o novo sistema demonstra tendências sobre todos os serviços que são controlados. Desta forma, é possível saber a tendência de vendas de uma determinada região que está fazendo mais solicitações de aquisição de gás que outras, por exemplo.

A Gás Natural Fenosa realiza distribuição de gás, operando a Ceg e Ceg Rio; a Gas Natural Fenosa; e a Gas Natural Fenosa serviços. A empresa está presente em 68 municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo, nos quais conta com mais de 899 mil clientes.