Luis Gonçalves, presidente da Dell Technologies no Brasil. Foto: Divulgação.

A Dell Technologies inaugurou nesta terça-feira, 22, o Dell Digital Labs de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Com 2,3 mil m², o ambiente de trabalho é inspirado em startups e gigantes de tecnologia do Vale do Silício, com a proposta de ser moderno e colaborativo. 

O time do laboratório irá se dedicar a projeto internos de transformação da própria Dell, além de demandas de mercado.

“Com o Digital Labs, a Dell expande as capacidades da equipe de experiências digitais para o Brasil, tornando o país parte ainda mais importante no processo de transformação digital da empresa”, destaca Luis Gonçalves, presidente da Dell Technologies no Brasil.

A partir de metodologias ágeis (Pivotal Labs, SAFe, Lean, entre outras), o laboratório contará com os profissionais de TI focados no desenvolvimento de soluções e pesquisas para projetos de digitalização e modernização dos negócios.

Com a iniciativa, a Dell segue o movimento de trabalhar com a metodologia da Pivotal. A empresa atua com um time de desenvolvedores ágeis, gerentes de produto e designers que trabalham junto aos clientes para desenvolver e implantar softwares de maneira conjunta.

O Dell Digital Labs no Brasil é o quarto laboratório da companhia no mundo, que mantém operações similares nos Estados Unidos, Índia e Malásia. 

Hoje, o espaço tem capacidade para abrigar 200 profissionais. Com a expansão do laboratório, prevista para dezembro, a projeção é contar com mais de 400 colaboradores no Digital Labs. A empresa tem hoje cerca de 50 vagas abertas para o novo ambiente.

“O lançamento reflete o compromisso da Dell Technologies com o Brasil e com o estado do Rio Grande do Sul, que foi onde a Dell Technologies nasceu e que segue como nossa sede no país. A inauguração do Digital Labs representa um marco na celebração dos 20 anos de história da companhia no mercado brasileiro”, afirma Gonçalves.

O laboratório também será usado para estimular a capacitação de profissionais em novas tecnologias que atendam às demandas de mercado geradas pela transformação digital. 

Para isso, a Dell Technologies vai utilizar a parceria com a PUC-RS (Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul) para empregar 45 novos estagiários ao ano. 

Apesar de ter fechado sua unidade no Tecnopuc no início de 2017, após 14 anos no local, a Dell segue trabalhando em parceria com o parque tecnológico e a universidade. 

Com a inauguração do Labs, também foi anunciado um novo acordo com a instituição, assim como com outras universidades locais e institutos de pesquisa e desenvolvimento, para elaboração de projetos vinculados à Lei de Informática.