por Ativy
CLOUD

Ativy Digital investe R$ 80 milhões em internacionalização

22/10/2021 09:05

A empresa se tornou multinacional e, em 2021, já cresceu mais de 300% fora do Brasil.

Renato Montanari Filho, CRO da Ativy Digital. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Ativy Digital, empresa brasileira de cloud computing, software e cibersegurança, está investindo mais de R$ 80 milhões na sua expansão pela América Latina, visando ser uma facilitadora do processo para clientes que buscam a internacionalização.

Segundo a companhia, os gestores têm mais segurança na hora de investir na expansão internacional de suas próprias operações ao optar por um cloud provider que já tem experiência fora do país.

Durante os últimos três anos, a Ativy Digital fortaleceu muito a sua estratégia no ecossistema SAP Business One, tornando-se referência no Brasil como o maior provedor de cloud para hospedagem de clientes da marca.

Como resultado, a empresa começou a receber solicitações para ingressar em outros países e fez um go to market para o México em setembro de 2020 — com operação, pessoas e faturamento locais.

O mercado foi escolhido porque a companhia observou, em seus estudos, que o México vive hoje a crescente que o Brasil viveu há cerca de oito anos. 

“Resolvemos concentrar todos os nossos esforços em levar tudo que a gente construiu no Brasil para o México. No país, a Ativy orgulhosamente se tornou uma multinacional brasileira durante a pandemia”, conta Renato Montanari Filho, CRO da Ativy Digital.

A empresa começou a vender muito em solo mexicano, chegando a 500 usuários entre setembro e dezembro do ano passado, além de impactar todas as regiões da América Latina. Agregando outros países vizinhos na conta, o número ultrapassou 600.

“Foi um go to market feito para atender à demanda mexicana, mas os outros países também tinham essa sede por uma solução de cloud robusta para SAP. E a Ativy tinha isso pronto. Então, sem querer, a gente atingiu outros países também, principalmente os próximos dali”, explica Montanari.

Depois disso, a companhia começou a montar escritórios em outros países, ainda em full home office. Em janeiro de 2021, chegou ao Chile e à Argentina, além de ingressar na Colômbia em setembro.

Hoje, a Ativy Digital tem operações em seis localidades: Brasil, Estados Unidos, México, Chile, Argentina e Colômbia — além de contar com clientes nos vizinhos Uruguai, Paraguai, Equador, Peru, República Dominicana, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Guatemala e Venezuela.

Os resultados da expansão são animadores: nos nove primeiros meses de 2021, a empresa já cresceu 301% fora do Brasil, faltando pouco para alcançar a meta anual de 350%.

Nos próximos meses e anos, a Ativy Digital pretende consolidar esse crescimento, levando ainda mais valor para os clientes da base. A ideia agora é expandir a oferta para além de hospedagem SAP, com todos os serviços de nuvem privada, pública, híbrida e multicloud.

Assim, a empresa se propõe a fazer o processo de transformação do cliente, saindo do ambiente local on-premise para o ambiente em nuvem.

Além disso, a companhia pretende expandir sua oferta de cibersegurança, que já está sendo contratada por alguns clientes do México, para toda a América Latina.

“A Ativy Digital já é referência em cibersegurança. Nós temos um time hoje muito grande, com um portfólio muito amplo e pessoas muito competentes, certificadas e reconhecidas pelo mercado”, destaca o CRO.

Depois deste passo, o foco será no crescimento da empresa na Europa, onde ela já tem alguns clientes rodando em Portugal e na França, principalmente nos mercados de micro cervejarias, food e hospitaleiro.

Além disso, a companhia está observando o mercado alemão, por conta da proximidade com a SAP, bem como Espanha, Inglaterra e Itália, estes dois sendo nichos de concentração de clientes da gigante de sistemas de gestão.

Por enquanto, a Ativy Digital está fazendo algumas provas com clientes para entender o comportamento da região, mas, em 2022, projeta investir pesado no continente, abrindo escritório local com toda a infra de cloud proprietária — como nos outros locais em que está presente.

Até o final do ano que vem, o objetivo é ser referência na América Latina e ter 3 mil usuários na Europa, onde a estrutura também deve suportar clientes da África. Para chegar a todos os continentes, ficaria faltando apenas a Ásia e a Oceania.

“A gente observa hoje uma grande tendência em demanda de serviços globalizados. Nosso objetivo é ser o principal provedor de soluções tecnológicas, soluções inovadoras além da nuvem para o mundo inteiro”, revela o CRO da companhia. 

No ano passado, a Ativy como um todo cresceu 134%, enquanto a sua operação de hospedagem SAP, atendida na Ativy Digital, saltou 185%. Agora, a companhia pretende continuar crescendo ano após ano na casa dos três dígitos.

Antes denominada Ascenty , a companhia sediada em Campinas passou a se chamar Ativy em 2012, quando o grupo vendeu sua operação de data center e focou nas soluções de cloud. Em junho de 2021, a marca foi reposicionada e parte do portfólio — cloud services, cibersegurança e MSP — ficou sob a chancela de Ativy Digital. .

Hoje, a Ativy é um ecossistema cujo objetivo é humanizar empresas para empoderar pessoas. Contando com  mais de 250 colaboradores, impacta mais de 1 milhão de indivíduos com suas 10 marcas. 

Além da Ativy Digital, o grupo conta com as startups Boty (RPA e chatbot), Empresto+ (crédito pessoal), Callface (PABX), 4money (capital de giro para empresas), Daty (cultura data-driven), Boxfy (virtualização de desktops), Fieldy (mobilidade), Invent (soluções fiscais e bancárias para B1) e Openy (uma espécie de Airbnb corporativo).