PONTOS

Santander cria marketplace com Oracle

22/10/2021 07:17

Projeto da plataforma de recompensas do banco foi entregue pela Compasso.

Cliente Santander pode comprar com cashback na Esfera. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Esfera, plataforma do programa de recompensas para clientes do Santander, criou um marketplace que oferece cashback nas compras de produtos e serviços com cartão de crédito ou outros meios de pagamento usando tecnologia Oracle Commerce Cloud.

O Shopping Esfera foi lançado em junho deste ano conectando um total de 50 parceiros, após seis meses de desenvolvimento pela Compasso, empresa de tecnologia do grupo UOL.

A Compasso já havia feito em 2019 a reformulação do programa de pontos do Esfera realizando agora a integração da estrutura anterior a um novo modelo de e-commerce.

Os pedidos são processados junto aos varejistas, sincronizando dados de preço, estoque, taxas e entrega, entre outros. 

Para isso, foi utilizada uma instância multisite da plataforma Oracle Commerce Cloud e construído um orquestrador para facilitar a gestão do fluxo customizado de pedidos. 

Além disso, a Compasso ajudou a Esfera na expansão do programa, para que correntistas sem pontos acumulados também possam aproveitar a estrutura, utilizando cartões de crédito ou PIX. 

“A expertise da empresa na plataforma da Oracle, o conhecimento sobre o nosso negócio e a agilidade no desenvolvimento fizeram toda a diferença para entregar um modelo inovador de marketplace com cashback, aproveitando a estrutura preexistente e otimizando nossos custos além de expandir o escopo de atuação do programa de Esfera” , comenta Flavio Freitas de Oliveira Neto, CTO da Esfera.

Essa não é a primeira experiência da Compasso no assunto programas de fidelidade.

No começo do ano, a empresa entregou um projeto de adesão ao PIX para a Dotz, um dos maiores programas de fidelidade do varejo brasileiro.

Fundada em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, a Compasso foi adquirida pela UOL Diveo em 2013.

No ano passado, a UOL fez um movimento chamativo, vendendo o UOL Diveo, sua operação de data center corporativo, para o grupo fundo de investimentos americano Colony Capital, que criou a partir dela a Scala Data Centers.

A empresa ficou com o negócio de tecnologia, a Compasso, comprando quase a totalidade das ações e apostando na continuidade do nome.

Hoje, além das tecnologias Oracle que sempre foram seu ponto forte, o portfólio da Compasso inclui as tecnologias mais faladas do momento, sob o guarda chuva “transformação digital”: RPA, chatbots, reconhecimento facial, IoT e Big Data. A empresa tem 3,5 mil funcionários.

Veja também

VAREJO
Pernambucanas implanta Pix com Matera

A Pefisa, fintech da varejista, utilizou o novo sistema de pagamentos para substituir boletos.

E-COMMERCE
Compasso compra Webjump

Empresa de tecnologia do UOL segue reforçando sua área de negócios Adobe.

PONTOS
Dotz adere ao Pix com Compasso UOL

Projeto começou na metade de setembro e mobilizou times inteiros por 62 dias.

INFRA
Fundação Unisul migra para nuvem da Oracle

A instituição está se separando da universidade, que passa a ser administrada pela Ânima Educação.

CLIENTES
Bookeepers tem CRM da Netsuite

Projeto em grande consultoria tributária foi entregue pela AX4B.

E-COMMERCE
PicPay cria marketplace com VTEX

Com início no final do ano passado, o projeto foi ao ar em menos de cinco meses.