Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc. Foto: PUCRS/Divulgação.

Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, foi reconhecido como um dos mais ativos pesquisadores do mundo na área de Engenharia de Software no período de 2010 a 2017. 

A classificação é realizada desde 1999 e faz parte de um estudo realizado por pesquisadores da Grécia e dos Estados Unidos. 

O estudo será publicado no periódico The Journal of Systems & Software (JSS).

Prikladnicki ocupa a 17ª posição na categoria “Consolidated Researchers” e a 2ª posição como pesquisador mais ativo em “Top-quality Journals” dentro da mesma categoria. 

Além de dirigir o Tecnopuc, Prikladnicki é professor da Escola Politécnica da PUCRS, atuando desde 2010 como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e foi egresso da primeira turma de Doutorado do PPGCC da PUCRS.

Em 2016, Prikladnicki foi eleito como chair do advisory board da IEEE Software, uma das revistas de maior relevância na área de tecnologia. Foi a primeira vez que um profissional da América Latina assumiu o cargo na publicação. 

Prikladnicki assumiu por dois anos as funções de acompanhar as atividades da equipe, fazer a ponte entre os editores e leitores da revista e interagir com o editor in chief, os editores associados e de departamentos para discutir, avaliar e revisar temas a serem explorados nas futuras edições.