A Rápido 900 é uma transportadora rodoviária de carga e logística fundada em 1959. Foto: Divulgação.

A Rápido 900, transportadora rodoviária de carga e logística fundada em 1959, contratou a Mandic Cloud Solutions, especializada em serviços gerenciados em nuvem, para desenvolver a infraestrutura de cloud necessária para hospedar o seu ERP Protheus, da Totvs. 

A transportadora procurava estabilidade de uso em um ambiente escalável para garantir o bom funcionamento da entrada e saída de caminhões.

“Conversamos com os profissionais da Mandic e explicamos como os veículos parados estavam gerando despesas para a nossa empresa e que a nossa frota de caminhões não podia parar, então eles propuseram a melhor solução possível para nos auxiliar com esse problema”, informa Marcelo Abreu, coordenador de tecnologia da Rápido 900.

A Rápido 900 trabalha essencialmente com grandes volumes de carga, como produtos químicos embalados, higiene pessoal, produtos de limpeza, autopeças e alimentos.

Um dos grandes problemas da empresa era a energia, pois para restabelecer o software em caso de algum problema a demora poderia chegar a duas horas. Com essas longas paradas, uma fila de caminhões se formava, pois não era possível liberar a entrada e saída dos veículos. 

Atualmente, o ERP Protheus roda no ambiente VMware.

“Fizemos uma ótima entrega pensando na necessidade de 24x7 do nosso cliente, já que a logística do transporte não pode parar. Conseguimos atendê-los da melhor forma pois uma fração de segundo pode significar uma perda imensurável na receita da companhia. Da maior integração entre times à redução de custos, inúmeras são as vantagens de se contratar uma empresa especializada em gerenciamento em nuvem”, explica Rafael Teles, executivo comercial de IA e fados da Mandic Cloud Solutions. 

O sistema desenvolvido pela Mandic Cloud funciona na transportadora desde 2017, e as empresas seguem trabalhando juntas.

A Mandic, capitalizada por um aporte de R$ 100 milhões da Riverwood em 2012 e outro de valor não revelado da Intel Capital no final de 2013, tem planos de se tornar um player relevante de cloud computing no mercado brasileiro.

Com sede em São Paulo, a Mandic tem filiais em Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A empresa tem 13 mil clientes, 6 mil servidores, mais de 1 milhão de contas de e-mails e 200 profissionais especialistas em cloud computing.

Em junho, a Mandic anunciou a aquisição de toda a área de prestação de serviços de nuvem da Ascenty, maior empresa de infraestrutura de data center do Brasil. O objetivo é utilizar a infraestrutura de data center e conectividade da Ascenty para oferta de serviços na nuvem.