A Profarma Specialty é uma joint venture com atuação em distribuição de farmacêuticos. Foto: divulgação.

A Profarma Specialty, joint venture com atuação em distribuição de farmacêuticos, começou a utilizar o CRM da Salesforce em 100% da operação do negócio de distribuição da companhia, que tem como foco a logística de medicamentos de alta complexidade.

O projeto foi entregue por uma parceira da SalesForce, cujo nome a Profarma Specialty não revela.

A solução, que já estava em uso na parte de farmácia de especialidades da empresa, estará integrada em todos os processos de vendas e distribuição de medicamentos.

Entre as funcionalidades da ferramenta, estão planejamento de visitação a clientes, acompanhamento de cotações, execução das vendas, gestão de crédito, além da validação requisitos regulatórios. 

"Trata-se de uma plataforma intuitiva, com processos automatizados que dão velocidade no nosso dia a dia. Além de ser importante no mercado, vai melhorar a rotina operacional e gerencial e acreditamos no aumento da produtividade e otimização dos processos", afirma Rodrigo Gomes, diretor da unidade de negócios de distribuição da Profarma Specialty.

Segundo a Profarma, e migração para a plataforma possibilita um foco maior no próprio negócio ao invés de desviar a atenção para o desenvolvimento e suporte de sistemas.

Ao todo, cerca de 200 colaboradores serão usuários da ferramenta, entre equipe de vendas e áreas de suporte. 

Anteriormente, as atividades eram realizadas com o uso de planilhas e trocas de e-mail.

A empresa ainda pretende, com a consolidação de todas as informações em um banco único, evoluir com análises de inteligência artificial. 

De acordo com a companhia, a ideia é implementar modelos preditivos, ou seja, analisar uma massa de dados para fazer uma previsão do que pode ocorrer e, assim, se antecipar mais às necessidades dos clientes.

Fundada em 2014, a Profarma Specialty é uma joint venture formada a partir da associação entre Profarma e AmerisourceBergen. A empresa atua com serviços integrados em distribuição, farmácia de especialidades e suporte ao paciente.

Em seu portfólio, apresenta um catálogo de produtos com soluções em saúde para oncologia, dermatologia, vacinas, medical devices e hospitalares. 

Líder absoluta em sistemas de gestão de relacionamento com clientes, a SalesForce tem uma participação de mercado maior do que as duas concorrentes, SAP e Oracle, juntas.

Em 2018, foi o player no mercado de que mais ganhou participação no mercado mundial de CRM, saltando de 1,2 ponto percentual para 19,5%, com vendas totais de US$ 9,4 bilhões.