Público conferiu de perto o novo recurso de AR. Foto: divulgação.

A Solidworks deve liberar nas próximas semanas uma funcionalidade de realidade aumentada para o E-Drawings, aplicativo de visualização, impressão e review de arquivos de CAD.

A novidade foi apresentada pelo diretor de inovação da Solidworks, Rick Chin, durante o Solidworks World 2013, que encerra em Orlando nesta quarta-feira, 23. Por enquanto, o E-Drawnings roda apenas em iOS, mas uma versão para Android deve ser lançada no versão americano, entre junho e agosto.

O sistema de realidade aumentada é simples. Para visualizar o projeto em um contexto de realidade aumentada, basta imprimir uma folha com um símbolo equivalente a um QR Code que, quando fotografado por um tablet, aparece sobreposto na tela sobre o cenário ao redor.

Assim é possível ter uma ideia do tamanho e da aparência de um projeto em relação a objetos reais, em uma fase do fluxo de trabalho do design anterior aos primeiros protótipos, já sejam eles maquetes ou impressões 3D.

“Todo engenheiro já tem um tablet ou precisa de uma desculpa para convencer o chefe a comprar um”, brinca Chin, destacando que a escolha pelo hardware aconteceu justamente pela disseminação.

No formato atual, é possível ver em realidade aumentada objetos que podem ficar em cima de uma mesa, mas Chin adianta que a empresa já trabalha com a possibilidade de usar projetos maiores, como um carro, por exemplo.

* Maurício Renner cobre o Solidworks World 2013 à convite da Solidworks.