A certificação Nível G atesta a maturidade dos processos de serviços do ICI. Foto: Divulgação.

O Instituto Curitiba de Informática acaba de conquistar o certificado de Melhoria de Processo de Software Brasileiro (MPS.BR) na categoria Serviços. A certificação Nível G, concedida pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), atesta a maturidade dos processos de serviços do ICI e a sua padronização de qualidade. 

“Assim, o ICI demonstra mais uma vez que evolui junto com as mais eficientes práticas de mercado. Este atestado da Softex avaliza a excelência em prestação de serviços, comprovada também pela obtenção da ISO 9001, ocorrida no final de 2014”, define o diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta.

O projeto para a obtenção da certificação MPS.BR teve início em 2013, com a contratação de consultoria especializada para coordenação da equipe ICI de acordo com este objetivo.

"Além de melhorar os processos, a busca pela certificação ajudou a criar um ambiente colaborativo entre os diversos setores da organização. Com isso, obtivemos mais ganhos aos clientes, colaboradores e fornecedores do Instituto", comenta o diretor técnico do ICI, Fabricio Zanini.

Os cursos de capacitação, a revisão dos processos e documentação fizeram parte da segunda etapa, e, por último, foram realizadas as auditorias internas. 

“Nas duas auditorias internas que fizemos o resultado foi acima do esperado. Isso porque todos os 90 colaboradores envolvidos estavam comprometidos, o que nos motivou a seguir com o trabalho”, explica a coordenadora do projeto no ICI, Kellen Lima.

O programa mobilizador MPS.BR é uma iniciativa brasileira lançada em dezembro de 2003, coordenada pela Associação para Promoção da Excelência do Software (Softex), que visa a melhoria de processo de software e serviços, em um intervalo de tempo justo, a um custo acessível.

A certificação MPS.BR conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, FINEP, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e SEBRAE.

O MPS.BR-SV (Serviços) é baseado em modelos e normas internacionais, como a ISO 20.000, as práticas ITIL, o CMMI-SVC, além das normas ISO/IEC 12.207 e ISO/IEC 15504. 

Fundado em 1998, o Instituto Curitiba de Informática é uma Organização Social sem fins lucrativos, o ICI investe seus resultados econômicos em pesquisas para o desenvolvimento de novos projetos e em ações de responsabilidade social.