Baguete
InícioNotícias> Teltec libera software de backup de nuvem

Tamanho da fonte:-A+A

OPEN SOURCE

Teltec libera software de backup de nuvem

Maurício Renner
// segunda, 23/01/2017 13:52

A Teltec Solutions, de Florianópolis, liberou no Github o Everest, um software de backup open source para aplicações hospedadas nas nuvens da Amazon e Microsoft.

Monte Everest, no Tibet. Foto: flickr.com/photos/67529848@N04

O programa foi criado pela companhia para ser usado nos seus clientes e permite criar planos de backup e planos de restauração, configurar execuções periódicas, sincronizar outro computador com os arquivos mais recentes, realizar o mapeamento automático de unidades de rede, executar scripts customizados antes e depois de cada operação, além de enviar emails de notificação com o status e detalhes da operação.

Com a abertura, a ideia da Teltec é que outros profissionais e empresas agreguem funcionalidades à ferramenta.

“A intenção é construirmos uma comunidade de contribuidores e usuários para termos uma solução totalmente confiável, e então estendê-la para outras plataformas, como Linux e Mac, por exemplo.”, afirma o arquiteto de software da empresa, Jardel Weyrich.

O Everest foi desenvolvido em C# rodando em banco de dados SQL Server 2012 Express.

De acordo com o time técnica da Teltec, ele é uma alternativa com curva de aprendizado menor que outras soluções abertas como o Bacula e com facilidades adicionais como uma interface gráfica, o que não está disponível em programas como o Rclone e Hat-Backup.

Especializada em redes de dados e voz, soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança, a Teltec conta com 25 anos de mercado. A empresa é parceira de empresas como Cisco, HP, Axis, NetApp e Citrix.

Maurício Renner