Loja da Mamãe Presentes em São Paulo.

A Mamãe Presentes, uma loja de departamentos voltada ao público feminino aberta no ano passado em São Paulo, decidiu já começar sua operação usando o software de gestão S/4 Hana, última versão do ERP da SAP, em um projeto entregue pela Delaware.

Com um mix de  54 mil produtos (desde lingerie até brinquedos, passando por utilidades domésticas) e 90 funcionários em uma localização na zona leste da capital paulista, a Mamãe Presentes é uma loja de grande porte, mas só isso não justificaria o uso de uma solução como o S/4 Hana.

A história é um pouco mais complicada: a Mamãe Presentes é um empreendimento da Casa do Lojista, uma rede atacadista de materiais que está entre as 20 maiores do país.

A Casa do Lojista roda com um software de gestão próprio, desenvolvido pelo seu time de TI, e a empresa já tinha contratado a Delaware para implementar o S/4 Hana. Com o surgimento do negócio Mamãe Presentes, a companhia decidiu começar a implementação do novo ERP por lá.

“Um dos maiores benefícios que encontramos foi a facilidade na integração dos dados entre o sistema legado e o S/4HANA, migrando toda a parte de cadastros de fornecedores e produtos que já tínhamos na operação de atacado”, afirma Valter Santos, diretor de TI da Mamãe Presentes.

Outro benefício destacado por Valter foi o tempo de implementação: em apenas 6 meses tiveram o primeiro go-live. Além do ERP S/4 Hana, o projeto contemplou o Fast-Retail for Brazil, solução exclusiva da delaware pré-configurada com processos e melhores práticas de varejo específicos do Brasil que permite reduzir até 40% o tempo de projeto. 

A Mamãe Presentes tem um plano agressivo de crescimento, e, com a primeira operação já rodando de forma segura e estruturada no S/4HANA, Santos acredita em uma maior facilidade para abrir novas lojas no futuro. 

“Com o S/4 Hana sabemos que será muito mais fácil encurtar o tempo de abertura das novas lojas, antes poderíamos demorar de 4 a 5 meses e a perspectiva agora é que em 1 mês e meio a gente consiga abrir uma nova loja”, projeta Santos.

A Delaware foi fundada em 2003 na Bélgica, a partir de uma unidade da Andersen/Deloitte e está presente no Brasil desde 2013.

A empresa tem 2,5 mil funcionários espalhados em 13 países, sendo 80 no Brasil.

A carteira de clientes da Delaware no país tem 40 nomes, incluindo empresas como Via Varejo, Leão Alimentos e CMPC Latam.