Gilmar Hansen.

A Certisign, empresa brasileira de certificação digital, adotou o Fluig, plataforma de processos, documentos e identidade da Totvs, para otimizar o fluxo de trabalho de 600 colaboradores.

O pacote adotado inclui uma rede social corporativa, além de módulos de gerenciamento de conteúdo empresarial (ECM, na sigla em inglês) e processos de negócio (BPM, na sigla em inglês).

Pelo novo portal foram criadas diversas comunidades, de acordo com o interesse de determinadas áreas da empresa como a de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e de Manutenção, substituindo a antiga intranet. 

“Começamos o trabalho de conscientização com a publicação de um Manual de Conduta e Ética. Em pouco tempo, a adesão cresceu e hoje todos já estão conectados pela plataforma”, comenta Giovanni Antônio Rodrigues, gerente de sistemas corporativos da Certisign.

A Certisign personalizou o uso da plataforma e adicionou mais um nível de segurança com a adoção do Certificado Digital como meio de acesso único para todos os funcionários. 

“Para nós foi muito gratificante desenvolver esse projeto na empresa, pois tivemos a oportunidade de compartilhar muito conhecimento técnico, que refletiu na evolução da própria plataforma”, sumariza Gilmar Hansen, diretor de produtos do Fluig.

A relação entre as duas empresas não é nova. Em 2012, a Certisign fechou um acordo com a Totvs para usar o seu certificado digital em uma solução de gerenciamento de conteúdo corporativo, o ECM CD, um antecessor do pacote Fluig.

O Fluig conta com mais de 300 clientes e 250 mil usuários em todo o Brasil.  A lista inclui a gaúcha Lamb Engenharia, o grupo paranaense CR Almeida, controlador da concessionária EcoRodovias e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG). 

A  base de usuários está em expansão, tendo triplicado desde abril do ano passado, mas ainda é pequena frente ao ecossistema Totvs: a empresa tem hoje mais de 26 mil clientes.

Em setembro de 2013, a companhia buscou um financiamento de  R$ 658 milhões junto ao BNDES – o maior da sua história – e anunciou que do total R$ 58,4 milhões seriam investidos na ferramenta.

Desde então, a Totvs vem se esforçando para alavancar as vendas, com direito à criação de um canal exclusivo para as vendas do Fluig, cuja meta divulgada em agosto do ano passado era chegar a 35 integrantes até o final do ano. O resto do portfólio da Totvs é vendido por 50 franquias em todo o país.

O parceiro de maior importância divulgado até o momento é a Resource, uma das maiores integradoras de serviços de TI do país, será uma revenda do Fluig,  plataforma de produtividade e colaboração da Totvs.