Reinaldo Yocida. Foto: divulgação.

A SAP Brasil anunciou nesta terça-feira, 23, mudanças em suas estruturas executiva para vendas e verticalização de negócios. Reinaldo Yocida, ex-IBM é o novo VP de vendas para soluções analíticas. Rui Botelho, que exercia essa função, assume a vice-presidência de vendas para core industries da empresa.

Executivo com mais de duas décadas de experiência na IBM, Yocida passou o último ano liderando a unidade de vendas para commerce da BIg Blue. Antes disso, foi responsável pelas vendas da unidade de analytics e big data da Big Blue.

Agora, o desafio do executivo é impulsionar no mercado soluções da SAP como Gestão de Performance, Governança, Risco e Compliance, Business Intelligence/Análise Preditiva e Funções Financeiras.

“Tenho a missão de manter a área em pleno crescimento na SAP Brasil, além de desenvolver novas estratégias para atender esse mercado”, salienta o executvo, que é formado em Engenharia Civil pela USP.

Botelho, que ocupava a posição desde março do ano passado, agora liderará os esforços de prospecção e vendas em setores como Indústria, Utilidades, Telecomunicações, Construção, Serviços Públicos e outros que compõem a divisão de core business da SAP.

O executivo ocupará o cargo deixado por Cássio Pantaleoni, que em janeiro retornou ao SAS após passar cerca de seis meses na companhia alemã. No último mês, a posição foi ocupada interinamente pela presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka.

A divisão de core business faz parte de um novo desenho estratégico implementado pela multinacional no ano passado, dividindo as verticais da empresa em core e indústrias estratégicas.

No país, a parte de Indústria Estratégicas é comandada por Jaime Muller, ex-vice presidente de vendas da Oracle Brasil, contratado em dezembro do ano passado.