Grupo de celulose e refinaria de óleo adota ERP SAP. Foto: divulgação.

O Grupo Lwart, companhia paulista do segmento de coleta e refino de óleo lubrificante e produção de celulose, investiu na implementação de soluções da SAP, após uma revisão de seus processos e sistemas internos.

A Innovative foi a integradora contratada para o projeto de implantação do ERP SAP, que substituiu a plataforma JD Edwards, da Oracle, que era utilizada desde 2002 pelo grupo. O valor investido não foi divulgado.

A participação da Innovative no processo de integração faz sentido: parceira SAP e Oracle, a empresa tem expertise na solução JD Edwards, o que deve ter facilitado a migração do sistema Oracle para a plataforma SAP.

A solução contempla a ativação de novas funcionalidades para gestão de transportes, florestas, terras e arrendamentos e a plataforma de mobilidade da SAP, além de dar inteligência à gestão de armazéns e visibilidade ao ciclo completo de produção, ligando as atividades da empresa ponta a ponta.

A mudança iniciou no ano passado, após a contratação da EY (antiga Ernst & Young), consultoria que aconselhou o investimento em tecnologias nova para acompanhar as perspectivas de crescimento da companhia.

Para 2015, a empresa estima um faturamento de R$ 850 milhões no conjunto de suas duas divisões - lubrificantes e celulosa. O valor representa um crescimento de aproximadamente 6% sobre a receita de R$ 800 milhões registrada em 2014.

Para o sócio da prática SAP da Innovative, Jenner Marques, o foco da nova solução na Lwart é simplificar, integrar e automatizar os processos por meio de uma plataforma tecnológica escalável.

"Muitos processos da empresa são suportados por planilhas e etapas manuais que precisam de mais agilidade e interação de informações", explica Marques.

Certificada Oracle Planium Partners, Certified Mastersaf Gold Partner e SAP Partner Edge, a Innovative possui clientes como Odebrecht, Rede Globo, Lojas Renner, Portobello, Epson, Frimesa, Magazine Luiza e Lojas Lebes.