Diego Utge. Foto: divulgação

A Ingram Micro Brasil anunciou na última semana uma nova modalidade de venda para seus parceiros, passando também a oferecer seus produtos em uma plataforma em nuvem, no formato software como serviço (SaaS).

Segundo destacou o diretor geral da companhia, diego Utge, para o TI Inside, o novo modelo está ainda num piloto baseado em Microsoft Azure, com vinte revendas participantes. O plano é adicionar mais vinte no segundo semestre.

Para Diego Utge, diretor geral da Ingram Micro no país, o novo modelo de negócios é uma reprodução do que a multinacional já possui no exterior, algo que foi feito a compra da canadense Softcom.

Além disso, a empresa investiu cerca de US$ 2 milhões em soluções de analytics para gerenciar a demanda inteligente na nuvem. A liderança da frente cloud no Brasil será do romeno Gabriel Balo, profissional com 17 anos de atuação na Ingram Micro e seis deles dedicados a produtos cloud.

A oferta SaaS se soma a outras novidades do portfólio da distribuidora, como o reparo e recondicionamento de dispositivos móveis e set-top box de aparelhos de televisão, serviços que entraram após a aquisição da Anovo, em janeiro.

Ele também anunciou a ampliação do programa de canais Venture Tech Network (VTN), com o plano de gerar oportunidades e desenvolver revendas de soluções tanto para mercado corporativo como pequenas e médias empresa.

"O Corporate Alliance by VTN é voltado a parceiros que já tenham relacionamento e histórico de compras na Ingram Micro, pois estes dados serão utilizados para auxiliar no desenvolvimento e geração de demanda em clientes finais – um dos pontos fortes do programa", afirmou Utge.

A decisão da Ingram Micro se alinha a outras mudanças de posicionamento feita por concorrentes no Brasil. No ano passado, a Officer anunciou adaptações em sua estratégia de vendas de licenças para aderir ao cloud computing, começando pelos seus produtos Microsoft e Adobe.

Com um faturamento anual na casa dos US$ 40 bilhões, a californiana Ingram Micro ocupa o posto de maior distribuidora global de equipamentos de tecnologia, trabalhando com fabricantes como Acer, Apple, Cisco, HP, IBM, Lenovo, Microsoft, Samsung, entre outros.