In Hsieh, CEO da CBIPA. Foto: Divulgação.

A agência de promoção de negócios digitais entre Brasil e China (CBIPA) realiza, no dia 30 de maio, em São Paulo, um encontro entre executivos da indústria de internet dos dois países. 

O Chinnovation 2017 espera receber dezenas de executivos de grandes companhias online, analistas financeiros, investidores e gestores de fundos de investimento.

A iniciativa busca apresentar cases de inovação da indústria digital chinesa e identificar oportunidades de parcerias e investimentos no Brasil. Entre os brasileiros, participarão 400 fundadores de empresas de tecnologia e chief experience officers (CXOs) de startups.

Maior parceiro comercial do Brasil desde o início dos anos 2000, a China é também o maior mercado de internet do mundo, não só em número de usuários, mas também em itens como fonte de capital de risco e faturamento com comércio eletrônico e pagamentos móveis.

A agenda do evento conta com um dia todo de debates e palestras de especialistas chineses e brasileiros, seguidos por outros quatro dias de reuniões entre as partes. 

“Há um grande interesse tanto do governo do Brasil quanto de autoridades chinesas em colocar as parcerias digitais entre os dois países no mesmo nível em que as colaborações na área de commodities e infraestrutura atingiram, nos últimos anos”, diz In Hsieh, CEO da CBIPA.

De acordo com Yan Di, country manager do Baidu no Brasil e presidente da CBIPA, o evento permitirá destravar investimentos bilaterais no setor digital e abrir centenas de oportunidades para empresas nacionais. 

“O Brasil é o quinto maior mercado mundial em número de usuários conectados e um parceiro natural para empresas chinesas, embora ainda exista carência de conhecimento mútuo entre as partes, lacuna que o Chinnovation e a CBIPA ajudarão a preencher”, afirma Di.