A Votorantim Energia implementou uma solução de monitoramento em tempo real. Foto: Pixabay.

A Votorantim Energia contratou a Energia Automação para implementar uma solução móvel de acompanhamento do processo de geração de energia em tempo real. O aplicativo foi desenvolvido com base na plataforma Elipse Mobile. 

Com a solução da Elipse Software, a companhia buscou fornecer uma tecnologia capaz de supervisionar o Complexo Eólico Ventos do Piauí e 17 de suas hidrelétricas via smartphones, tablets ou notebooks. 

A aplicação foi concluída em janeiro de 2018, mesmo período em que as usinas eólicas iniciaram suas operações.

Criada em 1996 para gerir os ativos energéticos da companhia, a Votorantim Energia especializou-se na construção e operação de hidrelétricas, bem como na gestão de energia para prover competitividade às empresas da Votorantim.

Em 2016, a companhia investiu R$ 1,13 bilhão na construção de sete parques eólicos, com 98 aerogeradores e capacidade instalada de 206 MW, instalados no Piauí. 

A possibilidade de acompanhar o processo de geração de energia em tempo real tornou-se um grande atrativo para melhorar a gestão dos ativos do grupo.

Instalado em um servidor hospedado na nuvem, o aplicativo roda no sistema operacional Windows Server 2012. As informações das usinas hidrelétricas e do complexo eólico chegam ao software através de sua comunicação com um par de servidores Elipse Power, outra solução da Elipse voltada à área de energia. 

Ambas as plataformas funcionam como núcleo da central de operações da companhia. 

Já a interface de visualização do Elipse Mobile pode ser acessada via dispositivos móveis distribuídos a seis grupos de usuários.

Um conjunto de 130 telas do Elipse Mobile foram organizadas de forma contextualizada para proporcionar uma rápida percepção da geração de energia dos complexos hidráulicos e eólico da Votorantim Energia. 

Através delas, o aplicativo permite que os usuários monitorem as informações em diversos níveis de abrangência, desde a geração total de energia dos complexos até os detalhes de cada aerogerador, por exemplo. 

O Elipse Mobile permite que as áreas funcionais da companhia, como os setores de engenharia e O&M, possam acompanhar o desempenho das usinas e parques eólicos em tempo real para detectar e combater mais rapidamente os problemas prejudiciais à geração de energia, como desligamentos inesperados de máquinas, provendo assim melhorias nos indicadores de operação.