Solução está sendo usada em três projetos da empresa no Brasil. Foto: divulgação.

O Grupo Cobra, empresa espanhola de infraestruturas industriais, contratou o software de colaboração em nuvem Colaborativo, da empresa Construtivo, especializada em soluções e serviços para a gestão de engenharia.

Segundo a companhia, a solução está sendo utilizada para gerir a maior obra de transmissão de energia do Grupo Cobra no Brasil, empreendimento que envolve a construção de subestações e demanda uma grande quantidade de responsáveis.

“Neste cenário, qualquer desvio ou falha pode gerar altos custos aos envolvidos. Por isso, surgiu a demanda de uma ferramenta que promovesse a gestão eficiente de projetos”, conta Pedro Martins, engenheiro eletricista do Grupo Cobra Brasil.

Ainda de acordo com a empresa espanhola, o Colaborativo foi escolhido devido à forma de registro das atividades durante o processo de construção, que concede o acesso ao histórico para qualquer tipo de consulta.

A ferramenta permite a gestão do fluxo de documentos, desde a emissão inicial até a aprovação, registrando tudo na nuvem. 

A gestão do fluxo, por meio do relatório geral automático fornecido pelo sistema, acaba resultando no direcionamento das cobranças aos devidos responsáveis, além de registrar todas as ações ocorridas na aprovação do documento, como comentários e datas de mudança no status.

“Como é automatizado, a margem de erros humanos relacionados ao controle de emissão e responsabilidades diminui bastante. E, para projetos como os da Cobra, cujo tráfego de documentos chega a três mil durante a obra, ter esse recurso é imprescindível para obter controle e segurança a toda a operação”, ressalta Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo.

Ao todo, três projetos, chamados de Argo I, II, e III, estão sendo controlados pelo Colaborativo, envolvendo cerca de 300 usuários entre subestação, linha de transmissão, cliente, engenharia e fornecedores.

No projeto Argo I, será realizada a ampliação da rede básica de energia dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, passando por 42 municípios e tendo cerca de 1,2 mil quilômetros de extensão.

Já o projeto Argo II compreende a ampliação da subestação de Janaúba 3, em Minas Gerais.

O empreendimento Argo III acontece entre Acre e Rondônia. Ele consiste na construção e operação de 320 quilômetros de linhas de transmissão e cinco subestações.

Fundado em 1944, o Grupo Cobra atua em 70 países de cinco continentes, com mais de 38 mil colaboradores.

A Construtivo foi fundada em 2000 como uma joint venture do Grupo Santander e passou por um processo de MBO em 2004, tornando-se uma empresa nacional brasileira.

Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, a empresa atende mais de 40 mil usuários e cerca de 100 clientes ativos.

Entre os clientes, estão UHE Belo Monte, CSN, Systra Vetec, CEEE, Voith, EBEI, Exto, CTG Brasil, Mobissom, LPC Latina, Rodobens, State Grid, JHE, PK, Voith, Rumo e Energia Consult.