ENGENHARIA

Aeroporto de Valadares: obra com BIM Autodesk

23/03/2022 11:07

A plataforma está sendo utilizada na ampliação da pista do terminal mineiro.

O aeroporto de Governador Valadares possui capacidade anual de 282 mil pessoas. Imagem: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

O Aeroporto de Governador Valadares, um dos 44 localizados em Minas Gerais, adotou a solução da Autodesk, especializada em software de criação para áreas como arquitetura, engenharia e construção, no projeto de ampliação da sua pista.

Para conseguir recursos federais, o projeto  tinha como premissa a obrigatoriedade do uso da metodologia Building Information Modeling (BIM), um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de uma construção.

Os modelos BIM e simulações praticadas foram integrados a uma solução de realidade virtual para identificar potenciais de riscos de acidentes aeroportuários na área operacional.

Segundo a empresa, os resultados proporcionaram aos envolvidos o melhor entendimento do escopo e uma avaliação mais eficiente dos riscos que pudessem causar um impacto adverso, além de um plano para mitigá-los e, assim, apoiar os operadores do aeroporto e as equipes de engenharia e gestão de segurança. 

"A metodologia BIM desempenhou um papel significativo no planejamento da obra, pois facilitou o gerenciamento de riscos durante as fases de projeto, construção e manutenção do empreendimento para a ampliação da pista do aeroporto”, destaca Adriana Rolim, engenheira civil da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). 

Toda a abordagem de avaliação de risco da proposta foi implementada no projeto durante a fase de planejamento, por meio de entrevistas semi estruturadas usando a metodologia BIM e uso de óculos de realidade virtual.

Na próxima etapa do projeto e início das obras, será possível estabelecer uma ligação entre os dados adquiridos e o modelo BIM a fim de realizar o processo de monitoramento de risco durante a construção, além de poder realizar análises de risco adicionais. 

Um benefício dos recursos é poder planejar mais pousos e decolagens durante uma obra, evitando impactos negativos à aviação regular.

“Esse caso de sucesso apresenta o potencial de interoperabilidade da plataforma Autodesk ao facilitar a integração de modelos BIM, desenvolvidos a partir do Revit e Civil 3D, a uma solução de RV”, ressalta Fernanda Machado, especialista técnica e líder de sustentabilidade da Autodesk.

Inaugurado em 1966, o aeroporto de Governador Valadares fica localizado na cidade de mesmo nome, em Minas Gerais. Com capacidade anual de 282 mil pessoas, a principal companhia aérea a atuar no terminal é a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. 

Veja também

PERNAMBUCO
NTT Data chega em Recife

Sede instalada em Porto Digital deverá ter 350 colaboradores até o final do ano.

ALMOÇO
IMC tem novo CIO

Empresa é dona de marcas como Pizza Hut, KFC e Frango Assado.

BOOM
Positivo tem crescimento histórico

Alta de 54% no faturamento é algo que não se via há 15 anos na empresa.

APORTE
Get Commerce capta R$ 1,2 milhão

Investimento na plataforma gaúcha de e-commerce foi da BR Angels.

INOVAÇÃO
Nestlé tem hub tecnológico em Araras

Gigante de alimentos investe R$ 10,4 milhões no interior de São Paulo.

NOMES
Garateguy é novo VP da Magnetis

Gestora de investimentos traz executivo experiente na área de TI para o time.