OLHO NA NUVEM

MS: 10 mil certificados em cloud no Brasil

23/04/2012 17:55

Foto: Flickr / stankuns

Tamanho da fonte: -A+A

A Microsoft lança um programa de certificações em tecnologias de cloud computing que projeta certificar mais de 10 mil profissionais só no Brasil até 2013.

Conforme André Ruiz, gerente de Estratégia e Programa de Canal da MS Brasil, as titulações se classificam em três níveis: Associate, Expert e Master.

Deste leque, o principal certificado é o Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE), que foi “reinventada para incluir nuvem”, segundo Ruiz.

“Os profissionais agora certificados apresentarão novas competências para atuar no mercado que, segundo a IDC, vai gerar empregos de maneira crescente no Brasil, sendo 85.176 neste ano”, afirma o executivo.

Em 2013, a previsão da consultoria é que o mercado de cloud gere 142.081 empregos no país, o que pula para 242.101 em 2014 e 414,178 em 2015.

Mundialmente, a IDC prevê que a computação em nuvem deva gerar cerca de 14 milhões de novos empregos até 2015.

A Microsoft Certified Solution Expert é a principal certificação para quem deseja migrar suas aplicações corporativas para a nuvem, garante Ruiz.

Além dela, há outras certificações em preparação “para a nuvem”, que garantem aos profissionais preparação para criar, administrar e evoluir as soluções em ambiente cloud.

Entretanto, o novo programa da Microsoft mira além da cloud no país, onde Ruiz garante que há mais de 25 mil profissionais com algum tipo de certificação oficial da companhia.

Com o projeto recém anunciado, a expectativa é dobrar esse número até o fim do ano que vem.

Para tanto, a empresa também vai aplicar provas de certificação em diversas de suas tecnologias para estudantes com melhor desempenho em projetos como Student to Business (S2B) e  capacitações desenvolvidas em Centros de Inovação mantidos em parceria com instituições de ensino.

Veja também

MS À TI
Microsoft anuncia solução para CIOs

Com foco nos CIOs, a Microsoft lançou nessa semana o System Center 2012, no evento anual Microsoft Management Summit, em Las Vegas (EUA).

O objetivo da solução, segundo a empresa, é tornar mais fácil o trabalho dos gestores de TI, reforçando a estratégia da companhia, mais voltada à gestão.

54 HORAS
Microsoft-PUCRS promove Startup Weekend

O Cento de Inovação Microsoft-PUCRS promove o Startup Weekend, de 20 a 22 de abril, a partir das 9h, na PUCR-RS (Av. Ipiranga, 6681), em Porto Alegre.

Serão 54 horas de imersão, em que os participantes serão organizados em equipes multidisciplinares, com perfis diferentes, tendo como proposta montar um novo negócio em três dias.

Na ocasião, haverá palestras, treinamentos e pitches, além da promoção de networking entre os participantes e os mentores.

Microsoft: erro com ano bissexto derruba Azure

O Windows Azure, serviço de cloud computing da Microsoft, ficou 24 horas fora do ar na última terça-feira, 28. De acordo com a companhia, o motivo pode ter sido um erro de cálculo no ano bissexto.

Conforme a publicação do G1, a Microsoft informou aos clientes que houve um problema num certificado, que iniciou quando o sistema começou a trabalhar com a data de 29 de fevereiro.

Microsoft e Ford: carros para saúde

A Ford firmou uma parceria com a Microsoft e as empresas Healthrageous e BlueMetal Architects para Pesquisa e Desenvolvimento na área de tecnologia voltada ao conceito de “carro saudável".

Na prática, trata-se de projetar veículos com serviços de saúde a bordo, com conexão via dispositivo Sync, equipamento de conectividade, com navegação GPS e sistema Bluetooth já disponível em vários modelos da marca.