Alcatel-Lucent: UC as a Service para todos os bolsos. Foto: Flickr.com/photositp

A Alcatel-Lucent lança o OpenTouch Suite for Cloud Computing, conjunto de soluções para comunicação unificada com base em nuvem.

A linha contempla o uso de ferramentas de UC (sigla em inglês para comunicações unificadas) a partir de smartphones, tablets e outros dispositivos que integrem a tendência do BYOD.

Um lançamento com base em dados como o levantado por uma pesquisa da Ovum, que indicou que os tomadores de decisão em TIC estão mais propensos a considerar as duas opções de nuvem – privada ou pública – do que serviços não gerenciados ou implantados fisicamente nas dependências do cliente para investimentos em UC.

“A nuvem oferece a possibilidade de integrar comunicações seguras com a capacidade de colaboração, aumentando a produtividade dos profissionais e oferecendo mais rentabilidade aos provedores de serviços”, ressalta Marcos Silva, gerente de Soluções de Comunicação da Alcatel-Lucent Enterprise para a América Latina.

Para atender a este mercado, o OpenTouch Suite for Cloud é uma oferta de UC como serviço, ou UcaaS, que na América Latina começa pelo Brasil, Argentina e Chile.

A ideia, segundo Silva, é evoluir a atual infraestrutura de “hosted IP-PBX” – ou simplesmente PABX IP virtuais – das operadoras tradicionais para uma solução mais completa de nuvem.

Já para os provedores de serviços em nuvem, seria uma oferta adicional aos serviços já existentes como hospedagem, CRM, storage e e-mail, que potencializa o mercado de soluções de UCaaS com base na Internet, por meio de múltiplos dispositivos sem a necessidade de um link dedicado com a operadora.

Silva explica que, além das operadoras tradicionais e dos atuais CSPs, novos provedores de serviços de nuvem, por exemplo, podem começar a operar serviços empresariais de UCaaS e enriquecer a oferta para sua base de clientes de telefonia.

“Com nosso hardware, software e os serviços de consultoria, o modelo de entrega passa a ser o de pay-per-use, transformando este investimento em um fee mensal mais simples e econômico para as operadoras, provedores e clientes de todos os portes”, conclui o executivo.

Já disponível, a oferta atende a todos os tamanhos de cliente, indo da versão Enterprise até a Personal Cloud.