Localiza é a maior em aluguel de carros no país. Foto: divulgação.

A Localiza, maior empresa de aluguel de carros da América do Sul, adotou a solução de gerenciamento de dispositivos móveis Airwatch, da VMware, para controlar o uso de dispositivos móveis nas agências e nos carros disponibilizados em alguns planos.

Alguns dos carros alugados pela Localiza vem com smartphones com GPS, Spotify, tradutor e pacote de dados sem restrição de consumo, que pode, inclusive, ser compartilhado com o celular pessoal. 

A VMware só abriu o volume total de dispositivos móveis usados nas agências (1,8 mil). Provavelmente, o número na frota é maior. Segundo dados do site da Localiza, a empresa tem uma frota de 194 mil carros no país.

Até o final do ano, o número total de dispositivos gerenciados deve passar de 4 mil, aponta a VMware.

O Airwatch está substituindo outro produto, que a VMware não chega a mencionar no texto divulgado para a imprensa.

De acordo com nota da VMware, o Airwatch é um produto “robusto” que “suporta as melhorias” previstas pela Localiza, além de fazer a atualização dos sistemas operacionais das fabricantes dos equipamentos em “no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao lançamento”, quando a ferramenta anterior demorava “algumas semanas”.

A migração foi feita depois de um período de testes do AirWatch em uma das agências da Localiza.

“Com a solução da VMware conseguimos adotar dispositivos móveis em várias etapas da operação e oferecer um atendimento premium em toda a jornada dos nossos clientes, desde o momento em que pegam a van no aeroporto, passando pelo processo de check-in e check-out e, até mesmo, durante a viagem. Tudo isso com visibilidade e segurança, possibilitando uma melhor tomada de decisão”, afirma Leandro Evangelista, coordenador de TI da Localiza.

Em 2015, o Baguete divulgou que a Localiza havia fechado um contrato com a Kony, uma multinacional do setor de mobilidade, para desenvolver uma série de aplicativos como parte de um processo de transformação digital iniciado no ano anterior.

A Kony tem produtos de MDM similares ao Airwatch, mas a reportagem do Baguete não sabe dizer com certeza se eles são o concorrente substituído ou não.