A Unisc migrou seus e-mails para o G Suite com a Ilegra. Foto: Junior Garcez//Unisc.

A Ilegra foi contratada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para migrar a operação de e-mail e armazenamento de arquivos da instituição e demais entidades mantidas pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) para o G Suite For Education, do Google.

O processo de migração foi iniciado em setembro de 2017, quando foi definida a estratégia a ser aplicada a partir da análise do ambiente da entidade. 

A nova plataforma solucionou a limitação de armazenamento das caixas de e-mail, uma reclamação dos usuários. Agora, a entidade inicia a migração de arquivos para o Drive. 

Com a variedade de ferramentas disponíveis e a forma colaborativa de utilização, a Unisc percebeu uma melhora nos processos em vários setores da instituição, possibilitando maior integração entre professores e alunos. 

“A missão do Google, com o produto Google for Education, é oferecer acesso à tecnologia para que professores e alunos do mundo todo possam aprender a trabalhar juntos. A Ilegra, como empresa parceira do Google, ajuda a colocar essa missão em prática, ao implantar o G Suite for Education em instituições de ensino como a Unisc”, salienta Gediel Luchetta, gestor da Ilegra. 

Com a implantação do G Suite, a Unisc conseguiu reduzir custos com licenças dos softwares de e-mail, antispam e backup, além de liberar área de armazenamento na rede. 

A Unisc atende a mais de 13 mil alunos, de forma presencial e a distância. Desses, cerca de 11 mil estão distribuídos entre os 50 cursos de graduação. Outros 2 mil são alunos de pós-graduação.

A universidade conta com pouco mais de 600 docentes, sendo que cerca de 88% deles possuem mestrado ou doutorado. Além de Santa Cruz, a instituição conta com unidades em Sobradinho, Capão da Canoa, Venâncio Aires e Montenegro.

Com 15 anos de existência, a Ilegra tem parcerias com a AWS, Google e Oracle. Entre os clientes da companhia estão Cielo, Agiplan, Orizon, John Deere, Embraco, Whirlpool, Unicred, Bradesco, AGCO e Thyssen Krupp Elevadores.

Com o pacote de educação do Google, a empresa conta com outros projetos recentes no Rio Grande do Sul.

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por exemplo, contratou a Ilegra para realizar uma consultoria na migração para a solução G Suite. Após um processo de 3 meses para a implementação, a universidade tem aproximadamente 5 mil contas ativas para o setor administrativo e os professores, além de 15 mil contas de alunos.

No estado, a consultoria Sisqualis também tem realizado projetos na área de educação. No ano passado, a Univates, instituição de ensino superior de Lajeado, contratou a empresa para desenvolver projetos de capacitação para o uso de ferramentas do Google for Education na Universidade.

Antes, a Sisqualis realizou o projeto de migração de contas da Faccat (Faculdades Integradas de Taquara) para o G Suite em julho de 2016.