Foto: divulgação.

O Grupo Real, distribuidor mineiro de peças e acessórios automotivos, adotou a solução Magento Commerce Cloud, da empresa de e-commerce pertencente à Adobe, para criar sua loja virtual para o público B2B e digitalizar suas 20 filiais distribuídas pelo país.

No projeto desenvolvido pela Néctar Consulting, consultoria paulistana especializada na implementação de plataformas de e-commerce, a companhia também formou uma equipe de TI interna para trabalhar na integração dos diferentes sistemas de back-end, como o Legado, plataforma própria idealizada pela equipe interna.

De acordo com José Gomide, supervisor de marketing do Grupo Real, um dos desafios era evitar o conflito de canais com os vendedores e representantes das filiais, que continuam sendo relevantes para o negócio.

“A solução encontrada foi tornar o e-commerce B2B em uma ferramenta de trabalho inclusive para esses profissionais de vendas, com a extensão das comissões nas compras on-line”, conta.

A nova loja eletrônica também deve ajudar a tirar esse profissional de atividades operacionais para que ele possa dedicar parte do seu tempo a contas estratégicas.

Para Gomide, a flexibilidade de personalização do e-commerce foi uma das vantagens fundamentais em ter a Magento como parceira. 

“Precisávamos de uma funcionalidade multiloja para atender as necessidades das duas marcas do grupo, a Real Moto Peças e a Disape, além de termos os cálculos de tributações complexas automatizados para gerar mais agilidade nas compras diárias e recorrentes dos clientes”, explica.

Em três meses, a equipe desenvolveu as novas lojas comerciais. 

“Mesmo à distância, conseguimos formar uma equipe integrada e 100% focada na entrega. Desde o início, o time do Grupo Real entendeu a importância do canal digital para o próprio negócio e jogou junto com a gente”, afirma Fábio Nantes, sócio-diretor da Néctar.

Segundo a empresa, a expectativa é que o novo canal de vendas digital seja responsável por 5% das vendas da companhia, atendendo toda a base até o final do ano. O e-commerce deve dar mais capilaridade ao negócio, ajudando na expansão para outros municípios.

A Real Moto Peças foi fundada em 1962, comercializando peças para veículos automotivos no varejo. No ano de 1966, passou a atuar no segmento atacadista de distribuição de autopeças. Hoje, o grupo possui 15 filiais espalhadas por todas as regiões do Brasil.

Fundada em 2003 e com sede em São Paulo, a Néctar Consulting atua com as marcas Adobe, Microsoft e SugarCRM. Em seu portfólio, estão clientes como Bosch, SPC Brasil, Ebanx, Vivara, Suzuki, Hermes Pardini, Porto Seguro e B3.