A Grão Direto é criadora de uma plataforma que digitaliza o processo de originação de grãos. Foto: Divulgação.

A Monsanto Growth Ventures (MGV), divisão global de ventures da Monsanto, juntamente com o Canary e os criadores do fundo OpenVC, investirá R$ 2,3 milhões na Grão Direto, startup de Uberaba.

A empresa é a criadora de uma plataforma que digitaliza o processo de originação de grãos. 

Esta é a primeira vez que uma startup brasileira recebe investimentos diretos da MGV, que realiza aportes em startups desde 2011.

A Grão Direto conta com plataforma web e aplicativo para smartphones. A empresa busca auxiliar agricultores e compradores a encontrarem os melhores negócios. 

"Atualmente os compradores contatam os produtores por telefone para negociar grãos. Gasta-se muito tempo e dinheiro nesse processo. Na Grão Direto aqueles compradores e vendedores com maior potencial para fazerem negócios são conectados por meio do sistema e podem negociar diretamente seus preços, condições de entrega, prazos e quaisquer outros aspectos importantes para o fechamento", explica Alexandre Borges, CEO da Grão Direto.

O aplicativo existe há pouco mais de um ano e meio e conta com mais de 1,3 mil produtores de grãos cadastrados. Os produtores estão espalhados por mais de 250 municípios do Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas Gerais e Sul de Goiás. D

Mais de 70 empresas já utilizaram a plataforma para suas negociações, desde cooperativas, tradings, fábricas de ração e corretores.

A intenção da Grão Direto com o aporte é acelerar o desenvolvimento de seus produtos e serviços, além de estabelecer parcerias com outras empresas de tecnologia e instituições financeiras para tornar a cadeia de grãos mais digital. 

Os recursos também serão utilizados para ampliar a área de atuação para as principais regiões produtoras e compradoras de grãos do país, o que demandará aumento no quadro de funcionários. 

Para o líder da Monsanto Growth Ventures no Brasil, Bernardo Nogueira, o investimento em startups como a Grão Direto complementa o negócio da Monsanto e oferece aos produtores melhores ferramentas e tecnologias para suas atividades no campo. 

"O benefício de investirmos em startups é nos manter próximos desses empreendedores, para identificar rapidamente ideias emergentes e promissoras", diz Nogueira. 

Além da Monsanto Growth Ventures, a Grão Direto também está recebendo aporte dos criadores do fundo OpenVC e do Canary, que concentra seus investimentos em startups que estão na fase entre a captação de investimento semente e a primeira rodada Série A.