Whatsapp: muitos documentos importantes e mensagens afetivas.

É difícil lembrar o dia exato em que o Whatsapp entrou nas nossas vidas mas, de lá para cá, não conseguimos mais nos desgrudar. O aplicativo é tão popular que até sua avó usa. Grupos de Whatsapp são os grandes impulsionadores do sucesso. É grupo de trabalho, grupo da família, grupo do futebol. Tantos que mal damos conta. 

Neste turbilhão de informações, muitos documentos importantes e mensagens afetivas passam por ali. Transferir mensagens do Whatsapp quando se troca de smartphone é um problemão. É por isso que a chinesa Wondershare desenvolveu o dr.fone.   

O aplicativo da empresa com sede em Shenzhen, cidade líder em tecnologia, localizada de frente para a ilha de Hong Kong, conta com uma série de recursos que facilitam a tarefa de fazer backups, recuperar mensagens perdidas e transferir todo o histórico de mensagens de iPhone para Android. 

Isso é particularmente útil no Brasil, onde perda, furto e roubo de iPhones é uma realidade. 

O dr.fone pode ser baixado pela App Store, Google Play, além de ter versões desktop para iOS e Windows. 

Além da transferência de mensagens do Whatsapp, o dr.fone vem com uma verdadeira caixa de ferramentas. Com ele, é possível recuperar dados do iPhone, Ipad e Android, fazer a reparação dos sistemas iOS e Sistma Android, transferir dados de um fone para outro, fazer migração automatizada entre celulares com diferentes sistemas operacionais, fazer backup preventivo no PC ou Macbook e desbloquear tela. 

Além disso, o toolkit permite reparar o iTunes e limpar dados, se for conveniente.

O TransMore é o módulo de transferência de arquivos do dr.fone. Uma das suas vantagens é a utilização de Wi-Fi Direct, que é 200 vezes mais rápido que Bluetooth. A segurança das transferências é assegurada por senhas, QR Codes ou criptografia. Tudo fica registrado em histórico. 

Outro facilitador imperdível é o gravador de tela de iOS, particularmente útil para o compartilhamento de apresentações e instruções para colegas de equipe. Ou ainda, para gravar gameplays. 

Além da gravação, é possível espelhar a tela do celular em outras telas, preservando a alta resolução em HD. Nada melhor do que poder compartilhar sua tela no projetor da sala de aula sem depender de fios e configurações complicadas. 

Não é de se espantar que Wondershare, software house responsável pelo dr.fone, tenha surgido na cidade de Shenzhen. A cidade é talvez o maior símbolo da transformação chinesa de país agrário em potência tecnológica. 

De país das bicicletas para país dos carros elétricos. Shenzhen, que fica na província de Cantão, foi o primeiro local designado como zona econômica especial, livre das amarras comunistas e aberto ao mundo das exportações. A feira de Cantão, que é dividida em setores e acontece duas vezes por ano, é uma dos grandes acontecimentos do mundo dos negócios global. Encontra-se de tudo por lá. 

No início dos anos 2000 o governo chinês decidiu apoiar a indústria de software local e investiu pesadamente em startups. A Wondershare foi uma delas. Hoje, colhe os frutos. Seus produtos, em grande maioria apps da modalidade SaaS, têm milhões de usuários. 

A China se tornou um celeiro de unicórnios, como são chamadas as startups que atingiram a valoração de US$ 1 bi. Em 2018, surgiram pelo menos 37 delas na China. No Brasil, apenas seis unicórnios para contar histórias.  

Voltando ao WhatsApp, é fenomenal como não conseguimos desgrudar dele. O Brasil é um dos países com mais usuários. Há quem diga que o “zapzap” tem influenciado até eleições presidenciais. Seu formato permite a troca de informação em grupos fechados, ambiente ideal para a proliferação de todo o tipo de pensamento. Uma das medidas adotadas pelo Facebook (dono do WhatsApp) foi limitar o repasse de fotos, vídeos e textos, a no máximo cinco grupos por vez. 

Segundo dados mais recentes, o Whatsapp teria superado o Facebook em número de usuários no Brasil. Não é pouca coisa. O Telegram, concorrente direto, só teve algum sucesso quando a Justiça brasileira derrubou o Whats por um ou dois dias. Depois disso, ficou relegado aos geeks de plantão, que o preferem por ser mais aberto e cheio de funcionalidades que não estão presentes no concorrente mais famoso. 

O WhatsApp já vem com recurso nativo de backup, mas nem sempre funciona com a troca de sistemas operacionais. Por isso o dr.fone é uma das opções mais interessantes para se lidar com a restauração de todas as configurações do seu antigo smartphone. Ele facilita a tarefa de transferir mensagens de WhatsApp do iPhone/iPad/Android para o iPhone/iPad/Android diretamente, fazer o backup do WhatsApp para PC em um clique e restaurar o backup do WhatsApp para um novo iPhone ou Android. 

Ainda que não sejam muito populares no Brasil, o dr.fone permite fazer backup de todo o histórico de chat do WeChat, incluindo chats pessoais e chats em grupo, seja em formato texto, voz, vídeo, imagens ou figurinhas.