Atendente na Drogarias Pacheco. Foto: Divulgação.
O Grupo DPSP, responsável pela Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, está migrando o seu sistema de gestão S/4 da SAP para a nuvem da AWS, em um projeto com consultoria da Deloitte que deve se estender até 2023.
Em nota, as empresas revelam que esse é o “maior investimento em TI da DSDP em uma década”. A meta é colocar 100% da operação da empresa na nuvem, indo do financeiro à gestão das lojas.
A primeira fase, cujo go live foi em dezembro de 2020, com o upgrade do SAP S/4 Hana e a migração de todo o back office na nuvem.
“Em 2020 estudamos muito a plataforma SAP e escolhemos construir juntos a parte mais importante e mais relevante da nossa transformação digital”, afirma Cristiano Hyppolito, diretor de Tecnologia e Digital do Grupo DPSP.
No início deste ano começou a implementação dos processos de varejo para a nuvem, incluindo integração com o e-commerce e a flexibilidade do store pick-up.
Em paralelo, a DPSP está adotando também o software de gestão de recursos humanos SuccessFactors, que roda na nuvem.
O projeto acontece dentro do programa Rise with SAP, por meio do qual a multinacional trabalha com parceiros selecionados para acelerar a migração para a nuvem de grandes clientes.
O Grupo DPSP é uma das principais empresas do varejo farmacêutico brasileiro, com um faturamento de R$ 12 bilhões, 26 mil colaboradores e mais de 1.400 lojas espalhadas em oito estados brasileiros e no Distrito Federal.
DISPUTA DAS NUVENS
O fato da DPSP ter escolhido da AWS mostra que o maior player de nuvem pública do mundo é também é um competidor no nicho de projetos de migração de clientes SAP para a nuvem.
É um campo no qual o Google Cloud vinha buscando despontar.
A competição foi aberta para valer em abril do ano passado, depois que a SAP e a Microsoft decidiram terminar uma parceria comercial iniciada em 2019, pela qual a gigante alemã oferecia a Azure como opção preferencial para clientes interessados em rodar seus softwares de gestão na nuvem.
Dois meses depois, a SAP e o Google anunciaram uma “ampliação da parceria” entre as empresas, visando facilitar a migração dos clientes da SAP para o Google Cloud, assim como o uso de tecnologias de inteligência artificial do Google.