Celso Sato.

A Accesstage, especialista em soluções para intercâmbio de dados financeiros, investiu R$ 2 milhões na criação da Movats, uma nova companhia focada no mercado de crédito consignado.

O objetivo da companhia é fechar 2015 com um faturamento de R$ 6 milhões, comparando com uma meta projetada de R$ 65 milhões da  Accesstage como um todo.

A Accesstage não revela seus resultados do ano passado. Em 2013, o faturamento da empresa em  foi de R$ 55 milhões, 10% acima do ano anterior. A companhia quer chegar a R$ 100 milhões em quatro anos.

“Nossa ideia é trazer o modelo do e-commerce para este universo do consignado, com uma aquisição tão simples quanto uma compra pela internet”, afirma Celso Sato, presidente da Accesstage e da Movats. 

A Movats terá dois produtos, um focado em empresas que queiram oferecer crédito por meio dos seus portais ou totens de autosserviço O outro é um e-commerce de empréstimos voltados para servidores, aposentados e pensionistas do INSS.

Os dois novos produtos oferecem também o serviço de logística completa. O contrato, depois de aprovação eletrônica do RH da empresa e/ou do banco, é entregue no local de preferência do cliente – em casa ou no trabalho, por exemplo. A liberação do crédito é feita em 24-36 horas e é possível acompanhar os pagamentos e parcelas que faltam através do próprio portal.  

De acordo com o Banco Central, até março deste ano, o empréstimo consignado movimentou cerca de R$ 259 bilhões, o segundo lugar entre as fontes de financiamento, só atrás do crédito imobiliário figura, com R$ 452 bilhões.

Recentemente, o Congresso aprovou leis elevando o limite da renda que o tomador de empréstimo pode comprometer com um financiamento de 30% para 40%, o que deve aumentar o volume.

Com 10 anos de existência, o mercado de crédito consignado ainda é disputado por uma diversidade de players, sem reproduzir o domínio por grandes bancos vistos em outros segmentos.

De acordo com o BC, existem 85 instituições atuando no mercado de crédito consignado, atuando junto a aposentados e pensionistas do INSS, a trabalhadores de empresas privadas e a servidores públicos. 

Com uma base de mais de 90 mil empresas conectadas, a Accesstage é integradora de soluções e serviços para a gestão de pagamentos/recebimentos e transferência eletrônica de informações financeiras.

Entre os clientes da companhia estão Magazine Luiza, NET, ESPM e Liberty Seguros.

A companhia foi a primeira empresa do segmento a receber a certificação Payment Card Industry – Data Secutirty Standart (PCI-DSS), entregue pelo PCI Security Standarts Council, fórum global criado pelas bandeiras de cartão de crédito Visa, Mastercard e America Express, entre outras.