Segundo pesquisa, 46% dos brasileiros querem um computador novo. Foto: BlueSkyImage/Shutterstock.

Quase metade dos brasileiros (46%) pretende comprar um computador para uso doméstico nos próximos seis meses. O dado foi detectado por uma pesquisa do Ibope Conecta encomendada pela Dell.

O relatório também afirma que 34% dos respondentes afirmam ter comprado o equipamento que utilizam em casa há mais de dois anos, o que pode justificar a vontade de trocar de máquina.

A verdade é que o planejamento não deve se confirmar, visto que no ano passado a venda de computadores caiu 26% no Brasil, e a previsão é de uma nova retração em 2015. No primeiro trimestre desse ano, segundo a IDC, a comercialização de computadores pessoais no país teve queda de 20%.

Os consumidores que decidirem realizar a compra buscarão como principal atributo um bom processador, apontado por 57% dos entrevistados como parte mais importante na hora da compra.

Para 22% a questão mais importante na hora da procura é a marca do equipamento, enquanto 8% focam os olhares na memória RAM. 

Sobre as ferramentas utilizadas para analisar a compra de um novo computador, a internet representa o principal influenciador: 33% dos entrevistados utilizam lojas online para avaliação, enquanto 29% se baseiam em análises na web e 1% usam opiniões nas redes sociais. 

Além disso, 19% vão a lojas físicas, 13% buscam a indicação de amigos e conhecidos e 1% procuram matérias na imprensa.

Quando questionados sobre quais os formatos de computadores que sobreviverão em longo prazo, 55% citam o notebook, 44% o notebook 2 em 1, 31% o tablet, 27% o All-in-One e 18% o desktop.