Jorge Callado.

Jorge Callado, ex-diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, acaba de assumir como presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná. 

Entre as primeiras ações da gestão estão a revisão de procedimentos operacionais e administrativos, reforçar a marca Tecpar e aprimorar a entrega dos produtos do instituto para a sociedade, nas áreas pública e privada.

O Tecpar é uma empresa pública vinculada à secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, com foco em atividades no âmbito da inovação tecnológica.

Fundado nos anos 40 com foco na produção agrícola, o Tecpar mantém iniciativas conjuntas com as instituições de ensino superior do estado e presta serviços de extensão tecnológica às pequenas e médias empresas, além de manter uma incubadora de empresas.

“É importante estabelecermos um elo maior com os setores produtivos do estado, de modo que o Tecpar possa ser um veículo catalisador de inovação e de tecnologia”, ressalta o novo diretor-presidente.

Callado já foi secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná; superintendente do Ibama no Paraná e assessor técnico para área de Meio Ambiente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 

Instalado em uma área de 75,54 hectares, o parque tecnológico Itaipú é um espaço que reúne centros e laboratório de pesquisa, instituições de ensino e empresas. 

O foco é a modernização da Usina de Itaipu e o desenvolvimento da região oeste do Paraná.