Ulisses Pereira é fundador do #OMundoSAP.

Uma das perguntas que mais recebo é se vale a pena ou não fazer uma academia SAP.

Eu estaria sendo incoerente com a minha própria história se falasse que não vale a pena.

Eu fiz três academias SAP e tirei as três certificações SAP:

Consultor ABAP (2008)

Consultor Funcional FI (2009)

Vendas – SAP Sales Academy (2017)

ABAP e FI formam muito próximas uma da outra, sendo a ABAP eu fiz uma academia não oficial e a de FI foi uma academia oficial.

A SAP Sales Academy eu fiz em 2017. Eu já estava em outro momento da minha carreira SAP e tinha mudado totalmente para área de negócios, mais especificamente para marketing e vendas.

Enfim todas as experiências foram ótimas e cada academia e certificação que consegui logo na sequência agregaram significativamente para a minha carreira. Dando destaque e evidência sobre o meu trabalho.

O QUE É UMA ACADEMIA SAP?

Uma academia SAP é um treinamento em um produto ou módulo SAP que te dá uma visão geral da solução. Um dos objetivos principais da academia SAP é te preparar para a prova de certificação SAP.

A certificação SAP e o documento fornecido pela SAP atestando que você tem conhecimento sobre aquele módulo ou funcionalidade.

A prova de certificação SAP de ABAP e FI ou qualquer outro módulo funcional ou técnico são no mesmo formato, ou seja, uma lista de questões de múltiplas escolhas com um tempo determinado para responder. O assunto cobre praticamente todos os tópicos vistos na academia SAP que você fez.

A prova de certificação SAP Sales Academy tem um formato diferenciado. Existe uma prova com de questões objetivas, mas é algo muito simples e fácil. A prova quente mesmo é feita diretamente para uma banca examinadora. 

Você tem que fazer uma apresentação de 10 minutos para uma banca de 3 pessoas que simulando os C-LEVEL de uma empresa qualquer que está interessada, ou não, em comprar algum produto da SAP. Você tem apenas 10 minutos na agenda daquelas 3 importantes pessoas e é responsável por fazer o negócio evoluir.

ACADEMIAS NÃO OFICIAIS

A primeira academia SAP que fiz foi de ABAP. Comecei antes mesmo de ingressar na carreira SAP, em 22 de setembro de 2008. Nesta época eu estava cumprindo aviso prévio na empresa que estava deixando.

Cumpria aviso prévio durante o horário comercial e fazia a academia ABAP de noite, foi puxado, mas valeu muito a pena.

Academia foi não oficial, porém pelo fato de ter sido ministrada por uma parceira da SAP utilizamos os materiais oficiais da época. O objetivo principal dos instrutores era capacitar o time e fazer com que o maior número de consultores tirasse a certificação.

Uma das exigências da SAP sobre as consultorias é um número mínimo de consultores certificados. A consultoria ganha com isso, pois tem status em colocar: 95% de consultores certificados.

Na prática a certificação um item a mais para tentar garantir a qualidade dos consultores, mas vale a analogia com o nosso trânsito: existem péssimos motoristas e todos tiraram a habilitação no DETRAN.

E como toda profissão sempre vão existir bons e maus profissionais independente da certificação ou não. 

Manter a sua reputação e referências na Carreira SAP é muito mais importante que qualquer certificação que você tenha, mas infelizmente tem vezes que você não passa em uma primeira peneira se não tiver o título ou a certificações exigidas pelo mercado.

ESTUDANDO POR CONTA

Tirando exceções, uma academia não oficial, em tese, não pode utilizar os materiais da SAP, mas sabemos que existem um grande mercado pirata de materiais SAP.

Basta para isso 5 minutos de pesquisa Google para você encontrar o que quiser. Faça isso por sua conta e risco.

Para ser totalmente dentro da lei você tem a opção de comprar o SAP Learning HUB, Prepare o bolso! 

Existe também o OpenSAP, mas se você não sabe nada de SAP vai ser difícil ter vontade em fazer algum curso que está ali. Para quem é desenvolvedor tem alguns mais interessantes. Em todo caso vale a pena conferir. Os cursos estão todos em inglês. A SAP Brasil também mantém uma página com a relação dos cursos.

É totalmente possível você escutar SAP por conta, a grande dificuldade é saber o que exatamente estudar? A quantidade de material, módulos, soluções é absurda. É fácil se perder sem ter a orientação adequada.

Recomendo estudar por conta somente depois que você já entrou no mundo SAP e já tomou as rédeas da sua carreira SAP, antes disso procure um apoio, procure tem te guie no que é realmente necessário estudar para entrar na carreira SAP.

A MINHA PRIMEIRA ACADEMIA OFICIAL

A minha primeira academia oficial foi emblemática. O FI me escolheu, não foi eu que escolhi FI.

Estava no meu primeiro dia do meu terceiro projeto de ABAP na Hering em Blumenau. Era segunda-feira e as 16 horas colega que foi o meu QI (Quem indica) para entrar no SAP me ligou.

Colega: Ulisses, lembra que quando você queria entrar com o SAP já queria entrar como funcional?

Eu: Sim, lembro.

Colega: Então, apareceu uma oportunidade, mas tem uma condição.

Eu: Qual a condição? O que eu tenho que fazer?

Colega: Assumir uma academia oficial começada em São Paulo.

Eu: E que horas é o voo?

Subi o morro de Blumenau para Curitiba e no dia seguinte fui para São Paulo.

Como a academia era de noite eu pude fazer tranquilo check-in no hotel (posicionado estrategicamente perto da SAP) e ir para a academia SAP.

Pense em uma pessoa perdida! A academia FI que fiz foi ministrada pela própria SAP no 7ª andar da torre Marble Tower do Rochaverá Corporate Towers. Nesta época eu não imaginava iria muitas vezes neste prédio, principalmente depois que virei pré-venda e marketing.

Eu tinha tomado pau em contabilidade na faculdade! E acabei caindo em uma academia SAP FI já começada. Eu tinha perdido 11 dias ao todo. 5 do e-learning e 6 presenciais.

Enfim, como estava 100% focado na academia e ainda tinha mais 3 semanas para somente estudar me afundei nas apostilas. Que na época eram em inglês para complicar um pouco mais. Quem já fez academia sabe a grossura da apostilas…

Nesta época eu não sabia nem escrever General Ledger, Accounting, Open Itens, Close Itens…. enfim a gente se vira com o que tem.

A academia de ABAP também foi em inglês, mas IF-THEN-ELSE é IF-THEN-ELSE em qualquer linguagem de programação o que facilita muito a vida.

A dedicação valeu a pena, consegui passar na minha primeira tentativa de certificação e me colocou em evidência, pois a expectativa da grande maioria é que eu não passaria.

Eu já acreditava que iria passar e passei!

Depois de algum tempo eu questionei o meu QI porque ele me indicou para a academia começada se eu sequer sabia contabilidade e tinha pouco mais de 5 meses de SAP.

Meu QI: A Diretora queria alguém que não reclamasse!

O que é alguém que não reclame? É aquela pessoa que sempre vê oportunidade mesmo em uma situação desfavorável.

Eu poderia ter colocado empecilhos, mas eu sabia que o que eles queriam naquele momento e não perder dinheiro em pagar uma academia SAP sem ninguém. E também que a expectativa sobre mim era baixa, arrisquei e fui feliz.

Eu só consegui raciocinar sobre a minha decisão depois de tempos, àquela hora só me veio na cabeça: “Uhuu!!!! Vou virar funcional!!!”

A SEGUNDA ACADEMIA OFICIAL

A segunda academia oficial durou 3 semanas e foi realizada exatamente no mesmo lugar que a segunda. Um completo déjà-vu 8 anos depois que a primeira.

A SAP Sales Academy é disponibilizada somente para parceiros SAP, ou seja, você não vai encontrar ofertas desta academia no mercado.

Os profissionais são escolhidos pela parceira SAP e depois entrevistados pela própria SAP para poderem ingressar na academia. Este processo restringe bastante o número de profissionais.

Hoje deve existir menos 500 profissionais com esta certificação no país. O meu número de certificação é o 306, três anos depois não deve passar de 500.

A abordagem da SAP SALES ACADEMY é totalmente diferente das duas primeiras academias que eu fiz: ABAP e FI. A duas primeiras são bem técnicas. Já a SAP SALES ACADEMY tem um foco mais para COMPORTAMENTO E GENTE, pois é o que mais um vendedor precisa é saber é entender e relacionar com as pessoas. 

Aborda temas como: presença com executivo, técnicas de negociação, técnicas de apresentação, social selling, habilidades de comunicação e outros.

A habilidade de vendas, e vender o seu trabalho e principalmente pela internet (vide redes sociais) é cada vez mais necessária. Para não dizer imprescindível nos dias de hoje. Vide os números de projeções em Instagram, Youtube que existe.

Para o WORLD ECONOMIC FORUM a habilidade de Liderança e Influência Social está entre as TOP 10 habilidades para o profissional de 2022.

Durante muito tempo da minha vida eu trabalhei nos bastidores, tive ótimos feedbacks, mas fazia o meu trabalho e não aparecia.

Foi sorte ou destino eu ter mudado para a área de Marketing e Inteligência de Mercado e tive que “na marra” criar habilidades de vendas sociais (social selling). Ainda estou em constante desenvolvimento, mas muito melhor que já fui.

Foi somente em dezembro passado que fiz o meu primeiro artigo no Linkedin: 23 Livros e um artigo… hoje já fiz 6 e o sétimo está saindo do forno.

ACADEMIA SAP NÃO É PASSAPORTE PARA A CARREIRA SAP

Um erro muito comum são as pessoas acharem que fazer uma academia SAP será a garantia de entrada na carreira SAP.

Nestas últimas semanas tenho conversado com recrutadores das consultorias parcerias SAP

Eu tenho escutado é o seguinte:

“Teve muita gente que investiu em uma academia SAP, não conseguiu se alocar, já passou dois anos e cada vez fica mais difícil entrar somente com a academia… "

Agora analise o seu histórico e se pergunte no meu caso: “VALE A PENA FAZER UMA ACADEMIA SAP?” Não existe uma resposta única para todos, cada caso é um caso.

Mas definitivamente! A ACADEMIA NÃO É GARANTIA DE ENTRADA NA CARREIRA SAP.

Eu entrei para a carreira SAP sem academia e por indicação, pois o meu QI já conhecia o meu trabalho e já ajudei várias pessoas sem academia a entrar na carreira SAP.

O QI ou a famosa referência é extremamente importante para conseguir qualquer emprego e não somente com SAP.

Cultivar o Networking é imprescindível para qualquer profissional mantenha a sua empregabilidade.

É claro que uma academia ajuda, a certificação também ajuda. Eu vejo sentido em você fazer uma academia se o seu objetivo for a certificação.

Se o seu objetivo é somente conhecer de SAP alguns cursos paralelos (ou não oficiais) podem ser bem mais eficientes que uma academia oficial SAP.

OK, MAS QUE CURSOS SAP EU DEVO FAZER ENTÃO?

Eu vou responder a esta pergunta com outra pergunta:

Qual o seu objetivo com a carreira SAP?

Ser um usuário SAP?

Ser um consultor SAP?

Ter uma carreira SAP internacional?

Mudar de carreira?

USUÁRIO SAP

Para você ser um usuário em uma empresa SAP seja grande, média ou pequena basta seguir a seguinte receita de bolo:

Escolha qual a área de negócios quer atuar dentro do SAP;

Escolha qual as possíveis empresas que você pode trabalhar, são mais de 425 mil empresas que você pode trabalhar;

Analise as vagas disponibilizadas por estas empresas;

Veja o que falta no seu currículo e competências para atender as exigências das vagas;

Procure por cursos e experiências práticas para compor o seu currículo (não esqueça de se desenvolver comportamentalmente);

Acelere! Que as competências exigidas para vagas mudam de uma ora para outra, enquanto você se prepara o mundo continua girando…;

Se submeta a vagas SAP nas empresas escolhidas;

Não deu certo? Volta a etapa 2 e refaça o ciclo.

Simples, não é? Se você seguir a receita as suas chances de entrar como usuário em uma empresa cliente SAP vão aumentar significantemente.

Porém na prática o que mais acontece é as pessoas não se conhecerem, e tentarem enviar currículo a torta e a direita para as empresas mesmo não estando habilitadas minimamente para as vagas.

O resultado é frustração.

SE VOCÊ CONHECER O INIMIGO E CONHECE A SI MESMO

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”,  A arte da Guerra – Sun Tzu.

É incrível como um tratado militar escrito no século IV a.C. ainda é tão atual.

Se você não se conhecer e não conhecer o seu inimigo (neste caso a empresa que quer entrar) vai conseguir bons trabalhos como?

É básico, mas é negligenciado.

#DICA: A melhor forma de encontrar empresas e vagas SAP é no próprio Linkedin – JOB SEARCH. Basta digitar “COCA-COLA SAP”, “NESTLE SAP” e vai encontrar vagas que a empresa está ofertando. 

Se não encontrou vagas no Linkedin e quer saber se a empresa usa SAP ou não faça a seguinte busca “Consultor <EMPRESA> SAP”, você com certeza vai encintar algum consultor que já trabalhou na empresa que está buscando. 

Se ainda você tem dúvida se a empresa usa SAP ou não, pergunte para o consultor que você achou, ou procure no Google, vai existir alguma notícia relacionando a empresa a SAP. 

A SAP não divulga a lista de clientes. Os clientes divulgados somente são os que autorizam a divulgação e estão no site da própria SAP normalmente como clientes referência.

CONSULTOR SAP

O que eu escrevi para usuário SAP é válido para o consultor SAP, o mesmo roteiro, a mesma receitinha de bolo.

A única diferença é que com certeza você tem que estar ciente que vai ESTUDAR MUITO MAIS!

Um consultor VENDE CONHECIMENTO! E se você VENDE CONHECIMENTO tem que se manter SEMPRE ATUALIZADO!

#OBSERVAÇÃO: Se você for para a área mais técnica: ABAP, BASIS, BI também vai ter que seguir a mesma receita de bolo, mas não necessariamente se especializar em uma área de negócio. Com exceção do Consultor ABAP HCM. Nunca programei ABAP para HCM, mas sei que é necessário ter muito conhecimento da estrutura do HCM o que torna o ABAP especialista nesta área.

#DICA: A melhor forma de encontrar parceiros SAP para se trabalhar NÃO É NO LINKEDIN, e sim no SAP PARTNER FINDER, lá estão indexados mais de 18 mil parceiros SAP ao redor do mundo. Pense em que país você quer trabalhar! Agora pense uma profissão que você consegue trabalhar neste país! Bingo! A Carreira SAP é para você!

Um consultor trabalha tanto em grandes empresas (vide as 1000 maiores empresas do Brasil no Rank da VALOR. a maioria utiliza SAP) ou em consultorias.

A principal diferença entre trabalhar, como consultor, em empresa e consultoria é o escopo do trabalho.

Digo que a complexidade se trabalhar em uma grande empresa é tão grande quanto trabalhar em uma consultoria, pois GRANDES EMPRESAS TÊM GRANDES PROBLEMAS, porém você está restrito aos problemas de só uma só GRANDE EMPRESA.

Já um consultor vai pingar em GRANDE, MÉDIA E PEQUENA empresa cliente SAP, e vai ter contato com todo e qualquer problema de tudo quando é tamanho.

CARREIRA SAP INTERNACIONAL

Para a carreira internacional o seu PLANO A não é SAP! O seu PLANO A é aprender INGLÊS!

SAP é o PLANO B que deve ser executado em paralelo ao PLANO A! Sem INGLÊS você não vai conseguir emprego fora do Brasil.

Então procurei o CARLOS WIZARD, ou o FLÁVIO AUGUSTO, ou o MARIO VERGARA (sensação do inglês na internet). Eles vão te ajudar muito mais que FAZER UMA ACADEMIA SAP.

MUDAR DE CARREIRA

Acho que dos cenários acima a mudança de carreira é o que demanda maior esforço.

Ulisses! O que você quer dizer como mudança de carreira?

É quando uma pessoa que não tem carreira relacionada a negócios ou tecnologia quer trabalhar com SAP.

Eu tenho um colega que foi dentista e agora trabalha com SAP, e também já conheci uma nutricionista que resolveu virar consultor SAP FI.

É possível? Claro que é, mas esta pessoa vai ter que colocar um mais esforço, pois a sua base de formação não aproveita muita coisa no SAP.

Áreas de negócios com grande potencial para trabalhar com SAP: Compras; Vendas; Produção; Financeiro; Fiscal; Controladoria; Qualidade; RH; etc.

Quem trabalha em uma destas áreas de negócio já tem um conhecimento básico da área de atuação e todo este conhecimento é aproveitado quando a pessoa migra para o SAP.

VALE A PENA FAZER UMA ACADEMIA SAP?

Será que eu não tenho que estudar inglês?

Eu tenho um GAP fiscal, será que não vale a pena estudar fiscal? Começo pelo TDF? Ou primeiro tenho que saber sobre impostos?

Eu não conheço de processo logístico, o que tem no mercado que oferece treinamento em processo logístico?

E a injustiçada contabilidade? Todos deveriam saber o básico de contabilidade, será que não vale a pena eu fazer um curso introdutório?

…?

E assim você vai, olhando para onde você quer chegar, olhando para você e correndo atrás do que te falta. Simples, mas trabalhoso.

O que mais importa é clareza, para onde se quer ir.

* Ulisses Pereira é fundador do #OMundoSAP, um projeto com foco em carreira SAP para os que desejam entrar neste mercado.