Empresa é dona de veículos como TV Anhanguera e O Popular. Foto: divulgação.

O Grupo Jaime Câmara (GJC), afiliado da Rede Globo nos estados de Goiás e Tocantins, contratou a solução da Quest Software, especializada em software de gerenciamento e segurança de sistemas, para monitorar seus bancos de dados.

A implementação foi realizada pela revenda Nova Solução, com sede em Porto Alegre.

Por conta do crescimento, o GJC tinha uma ferramenta que não atendia mais às suas demandas, sendo considerada “muito manual”, então precisou ir ao mercado em busca de uma solução mais robusta e automatizada.

“Todo o processo de operação e gestão dos bancos de dados estava nos tomando muito tempo e havia muita demora para rastreio de erros e aplicações, verificação de número de logs, nos demandando muita energia para resolver erros no data base”, conta Gilcimar de Deus, coordenador de sistemas do setor de TI do GJC.

A companhia escolheu, então, implementar a ferramenta Spotlight on SQL Server Enterprise. Além de gerenciar ambientes do SQL Server, a solução possibilita obter a visibilidade do sistema operacional, que pode ser Windows ou Linux.

Segundo a empresa, a ferramenta permite monitorar toda a infraestrutura de virtualização, facilitando a configuração com modelos, alertas automatizados e ações personalizáveis.

Ela possibilita a redução do tempo gasto no combate a desastres ao diagnosticar os problemas de desempenho do banco de dados, seja no acesso ao histórico ou em tempo real.

Nos primeiros dias de utilização da solução, a empresa já sentiu a diminuição de tempo de backup. Uma demanda corriqueira que demorava de 15 a 20 minutos, por exemplo, hoje leva um minuto. 

O grupo também destacou a confiabilidade de dados de quanto cada aplicação está consumindo, quem são os usuários logados e em qual máquina, para corrigir ou mitigar falhas.

“Fora essas inúmeras vantagens, a relação do custo-benefício da tecnologia também é um fator relevante a se considerar na aquisição do produto, que pode ser considerado muito aderente à nossa realidade”, ressalta Jaime Câmara, gestor de TI do GJC.

O Grupo Jaime Câmara é formado por 24 veículos de comunicação, com destaque para o jornal O Popular e para Rede de TV Anhanguera. São 1,1 mil colaboradores nas unidades de Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

Atuando desde 1987, a Quest está presente em mais de 130 mil companhias, distribuídas por cerca de 100 países, com presença em 95% das empresas listadas no ranking da Fortune 500 e 90% das empresas listadas no Global 1000.

Além da Quest, a Nova Solução também vende soluções de marcas como Microsoft, VM Ware, Dell EMC, Adobe, Invgate, Veeam, Solarwinds e Dell EMC.