Lenovo amplia portfólio de produtos touch. Foto: Reprodução.

A Lenovo lançou no Brasil os notebooks S400 Touch e G400s Touch, ampliando o portfólio de produtos com telas sensíveis ao toque.

O S400 Touch tem um processador Intel Core i3, com Windows 8, tela 14” HD multitouch e touchpad inteligente,. Pesa aproximadamente 2,1 kg com preço sugerido pela fabricante de R$ 1.799.

A memória RAM vai até 4GB DDR3 e HD têm as capacidade até 500GB, de 5400rpm.

O G400s tem duas versões: com e sem touchscreen. Ambas contam com um processador Intel Core i7, Windows 8 e tela 14” HD. Na versão touch, o diferencial está na opção de tela multitouch de dez pontos, com peso aproximado de 2,5 kg e preço sugerido de R$ 1.899. O equipamento sem touch pesa 2,2 kg e custa R$1.499.

Os três produtos têm teclado AccuType, webcam HD, entrada USB 3.0 e, de acordo com a Lenovo, chegam às lojas brasileiras neste mês.

As fabricantes Acer, HP, Dell, Sony Vaio, Asus e Samsung possuem concorrentes para esses produtos  também com telas touchscreen.

A Asus, por exemplo, tem a série VivoBook que também é equipado pelo Windows 8, com tela de 11,6" e 1,4kg de peso, é possível optar por processadores Intel Core i3, Intel Pentium 987 ou Intel Celeron. Memória RAM, capacidade e preço similar ao S400, o último item varia de R$1.699 e R$ 1.999.

Neste ano, a Intel anunciou que as novas gerações de ultrabooks, equipamentos patenteados pela Intel, terão obrigatoriamente telas sensíveis ao toque.

Os números da indústria reportados pela IDC posicionam a Lenovo como a segunda maior fabricante no Brasil, com 9,7% de participação de mercado no segundo trimestre do ano. De acordo com os dados da IDC, a empresa fechou o segundo trimestre do ano com um crescimento de 135% no país.