A Coca-Cola Femsa formalizou hoje um acordo para adquirir a Vonpar. Foto: Divulgação.

A Coca-Cola Femsa, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, formalizou hoje um acordo para adquirir a Vonpar, engarrafadora gaúcha do sistema Coca-Cola Brasil.

O acordo fortalece a presença da companhia mexicana na região Sul do Brasil, estendendo sua atuação nos mercados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

O grupo Vonpar tem duas divisões. A área de bebidas, que conta com Coca-Cola, Leão Alimentos e Bebidas, Crystal e Heineken, está sendo vendida. Já a divisão de alimentos, responsável pelas marcas Neugebauer e Mu-Mu, seguirá com o grupo gaúcho.

A aquisição da empresa familiar fortalece o posicionamento da Femsa no Brasil. Nos últimos doze meses, a Vonpar vendeu 190 milhões de caixas unitárias de bebidas, incluindo 23 milhões de caixas unitárias de cerveja, gerando aproximadamente R$ 2,026 milhões em receita líquida.

"As pessoas e o grande histórico da Vonpar são muito importantes para a consolidação do crescimento dos negócios da Coca-Cola Femsa no Brasil. Estamos confiantes quanto ao intercâmbio das melhores práticas da organização e com as sinergias das áreas geográficas, estaremos consolidando nossa posição de liderança no país”, diz Ian Craig, CEO da Coca-Cola Femsa Brasil.

A Coca-Cola Femsa produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle e outras bebidas de marcas da The Coca-Cola Company no México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Brasil, Argentina e Filipinas.

Com 63 instalações de engarrafamento, a companhia e serve mais de 358 milhões de consumidores através de 2,8 milhões de varejistas com mais de 100 mil funcionários em todo o mundo. 

A Vonpar foi fundada em 1948 e começou a distribuir os produtos da Coca-Cola em 1956. Atualmente dispõe de quatro instalações de engarrafamento e cinco centros de distribuição, com cerca de 4 mil funcionários ,atendendo a 15,4 milhões de consumidores.

O atual CIO da Vonpar Bebidas, Ricardo Nizoli, recebeu em 2014 o prêmio CIO Destaque durante o CIO Executive Day RS. Naquele ano, A companhia estendeu o uso da solução SAP, já usada na área de bebidas há mais de 10 anos, para a Vonpar Alimentos, unificando o gerenciamento de suas informações e deixando o Microsiga, da Totvs.

Além do sistema de gestão, o projeto envolveu a implmentação do Warehouse Management System (WMS) para automatizar a gestão dos centros de distribuição da companhia.