Alexandre Bichir, CEO da Mutant. Foto: Divulgação.

A Mutant adquiriu a operação da Unear, empresa focada em soluções de Omnichannel Dialogue Marketing. A compra marca o começo de uma série de aquisições, desde que a Mutant se reposicionou e passou a atuar de forma independente da americana Genesys.

A compra da Unear permite à Mutant ampliar suas ofertas focadas na experiência do cliente, por meio de uma plataforma única que dá uma visão das interações entre pessoas e marcas ao longo do tempo. 

O objetivo é oferecer soluções apoiadas em três frentes: Gestão das Interações, Automação e Personalização, que juntas compõem a nova Plataforma de Jornada do Cliente.

“Na prática, a ideia é combinar marketing, tecnologia e humanização na interação entre cliente e empresa, utilizando ciência de dados para aprender com o comportamento do cliente e interagir de forma inteligente. Será possível, por exemplo, saber o motivo do contato de um cliente antes mesmo que ele diga, por meio de qualquer um dos canais, seja SMS, e-mail, telefone, etc”, afirma Alexandre Bichir, CEO da Mutant.

Além disso, a Mutant fortalece sua atuação no segmento financeiro, acrescentando a sua carteira clientes como Itaú Unibanco, Mastercard, Santander e Caixa Seguros, que seguirão contando com as soluções da Unear. 

As negociações entre as empresas vinham acontecendo há quase um ano e a aquisição foi apoiada pelos fundos europeu Permira e o americano Technology Crossover Ventures.

Em agosto, a gestora europeia de fundos de private equity Permira fez na Mutant seu primeiro investimento direto no Brasil. A empresa de software e serviços para call centers foi criada a partir da divisão da operação brasileira da americana Genesys, a Genesys Prime.

A política da gestora é comprar o controle de empresas, mas sem participar da gestão dos negócios. Somando os recursos usados na compra de participação e o que será aplicado na operação da Mutant, o valor total dos investimentos chega a R$ 500 milhões.

A Unear nasceu em 2000 com foco em soluções exclusivas para integrar diferentes canais de atendimento. Com uma plataforma de gestão de dados e automação de marketing, a empresa conta com três áreas de habilidades: Plataforma de gestão, Database e Marketing Digital. A última é representada pela agência NRG1, que também passa a fazer parte das ofertas da Mutant. 

Após a Unear, a Mutant já estuda novas aquisições nos próximos meses. A busca é por empresas cujas características também complementem a proposta da companhia e estejam alinhadas com a nova estratégia, de oferecer soluções completas de gestão e organização do modelo de interação com clientes.