Ricardo Voltolini reuniu depoimentos de 10 líderes. Foto: divulgação

No próximo dia 30 será lançado o livro “Escolas de Líderes Sustentáveis”, de Ricardo Voltolini, que reúne depoimentos de 10 líderes de corporações, como Oscar Clarke, da HP, e Rodrigo Kede, da IBM.

O conteúdo aborda as estratégias de envolvimento e educação dos gestores e suas equipes para a sustentabilidade.

Clarke assumiu a presidência da HP Brasil em 2010 e responde pela direção geral da divisão Enterprise Group. Também tem passagens pela Intel Brasil e Hitachi Brasil.

Seu primeiro emprego foi na Petrobras, onde atuou por dois anos como engenheiro químico, antes de decidir trocar a área de atuação pela de TI.

Já Kede é presidente da IBM Brasil desde o ano passado. A sua história na empresa iniciou há 20 anos, como estagiário. Desde então, ocupou o cargo de CFO da IBM América Latina e, de 2007 a 2010, foi CFO no Brasil.

Publicado pela editora Campus-Elsevier, o lançamento acontecerá durante a terceira etapa do Plataforma Liderança Sustentável, evento para convidados que acontecerá no Teatro Cultura Artística, em São Paulo.

A obra está estruturada em duas partes: a primeira mostra como as escolas de negócio estão preparando líderes.  Também traz as ideias de Edgar Morin, Peter Senge e Otto Scharmer.

A segunda parte se propõe a relatar as histórias inspiradora. Além dos já cidados, são eles Alessandro Carlucci (Natura), Alfred Hackemberger (BASF), Andrea Alvares (PepsiCo), Britaldo Soares (AES Brasil), Carlos Fadigas (Braskem), João Carlos Brega (Whirlpool), Luiz Barretto (Sebrae) e Marise Barroso (Masisa).