Valéria Soska.

O Grupo Pão de Açúcar, controlador das marcas Pão de Açúcar, Extra, Casas Bahia, Assaí e Ponto Frio, adotou o SAP Concur, solução em nuvem para gestão de viagens e despesas da SAP. 

Agora, o processo de agendamento de viagens, reembolso de despesas, gestão orçamentária e BI Reporting está automatizado.

Em nota, a SAP destaca que 150 mil funcionários e 2,1 mil lojas que passaram a utilizar o software. 

O número, no entanto, parece se referir ao total de colaboradores da empresa, não apenas à quantidade potencial deles que viaja a trabalho.

“O processo de gestão de reembolso e viagens não estava integrado e exigia diversas intervenções humanas”, afirma o gerente Financeiro Geral do GPA, Flávio Tsai.

A SAP comprou a Concur por uma bolada de US$ 8,3 bilhões em 2014.

Foi a maior aquisição de uma empresa de software como serviço, com direito a um prêmio de 20% sobre o valor de fechamento dos papéis da empresa no dia anterior. 

A SAP trouxe a Concur para o Brasil em março de 2017 e desde então fechou 20 contratos, incluindo alguns nomes de porte como CPFL Energia e Taesa.

"O GPA é referência não só para o setor varejista como também para o mercado brasileiro no geral", afirma Valéria Soska, VP de SAP Concur no Brasil.

Valéria estava era vice presidente do programa de clientes estratégicos, em que era responsável por atender grandes organizações no país.  

O processo de vendas da empresa é feito diretamente pela SAP, sem um programa para comercialização indireta. A implementação também é realizada pela companhia.

A SAP conta com parcerias com Deloitte e Grupo Assa para lidar com processos ligados à implementação, como definição de políticas de viagem, change management, redefinição do processo de aprovação de despesas, entre outros.

No Brasil, a equipe da Concur conta com cerca de 50 pessoas. No próximo ano, a ideia é dobrar o time dedicado à solução.